Outros posts

Morre Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath, aos 76 anos

O cantor e compositor Ozzy Osbourne, um dos fundadores do heavy metal na...

O cantor e compositor Ozzy Osbourne, um dos fundadores do heavy metal na Inglaterra e líder do Black Sabbath, morreu nesta terça-feira, 22 de julho, aos 76 anos, após uma longa batalha contra o Parkinson. Sua família afirmou em comunicado: “Com mais tristeza do que meras palavras são capazes de comportar, somos obrigados a reportar que nosso amado Ozzy Osbourne morreu nesta manhã. Ele estava com a família e rodeado de amor”.

Osbourne primeiro descobriu um tremor não especificado em 2003 e divulgou o diagnóstico de Parkinson em 2020. Desde então, vivia com a saúde debilitada. Nos últimos meses, já não conseguia mais andar. Sua morte ocorre pouco mais de duas semanas após seu último show, apresentado na cidade natal de Birmingham ao lado de convidados especiais como os demais membros do Black Sabbath e grandes bandas do metal atual — Metallica, Slayer, Pantera, Gojira, Halestorm, Alice in Chains, Lamb of God, Anthrax e Mastodon. O evento ocorreu em um estádio de futebol e teve também transmissão paga na internet, o que elevou a arrecadação a 200 milhões de dólares e o consagrou como o show beneficente mais rentável da história. O valor foi destinado a dois hospitais infantis da Inglaterra e à caridade Cure Parkinson’s, dedicada a financiar pesquisas que buscam mitigar os sintomas e erradicar a doença.

Apelidado de “Príncipe das Trevas”, Osbourne foi um dos membros fundadores do Sabbath em 1968. No período, estabeleceu sua reputação infame e provocativa, investindo na sonoridade e visual sinistros e em alusões ao ocultismo dignas do nome da banda, uma referência ao título anglófono do filme As Três Máscaras do Terror (1963), de Mario Bava. Ele foi demitido do grupo em 1979 devido a problemas com o abuso de substâncias e, então, embarcou em uma carreira solo de sucesso na qual lançou 13 álbuns. Entre os trabalhos próprios e os em grupo, vendeu mais de 100 milhões de discos. Ele só se reuniu com os colegas Tony Iommi, Bill Ward e Geezer Butler em 1997. O último álbum do Sabbath, 13, foi lançado em 2013 e a última turnê ocorreu em 2017.

Para além da música, Osbourne se tornou infame por peripécias como morder a cabeça de um morcego morto no palco em 1982 — o animal foi atirado em sua direção por um fã e o cantor achou que se tratasse de um brinquedo de plástico. Nos anos 2000, passou a capitalizar sua reputação e se tornou estrela do reality The Osbournes (2002-2005) ao lado da esposa Sharon Osbourne e dos filhos Kelly (40) e Jack (39). Com isso, o núcleo teve fama renovada e Sharon e Kelly se tornaram personalidades da televisão inglesa. Além dos dois herdeiros com os quais compartilhou a tela, ele deixa a filha Aimee (41), que escolheu não participar do programa em nome da privacidade. Em seu primeiro casamento, com Thelma Riley, que durou de 1971 a 1982, ele teve os filhos Jessica Starshine (45) e Louis John (50) e também assumiu a paternidade do enteado Elliot Kingsley (59), fruto de outro relacionamento da então esposa.

Por Revista Plano B

Fonte Veja

Foto: Black Sabbath/Instagram

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp