Outros posts

Mês da Juventude é celebrado com projetos e políticas públicas para os jovens do DF

O dia 12 de agosto é celebrado como Dia Internacional da Juventude, data...

O dia 12 de agosto é celebrado como Dia Internacional da Juventude, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. De lá para cá, a comemoração ganhou espaço e cada vez mais debates acerca dos direitos e do papel dos jovens de 15 a 29 anos de idade na sociedade.

No Distrito Federal, projetos de promoção à juventude coordenados pela Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) têm resultado em políticas públicas relevantes, com programas que reforçam o protagonismo dos jovens nas discussões que impactam diretamente as suas vidas.

O Pró-Jovem Digital é uma ação da SEFJ-DF que oferece cursos gratuitos em empreendedorismo digital, redes sociais, marketing digital, inteligência artificial, edição de vídeo e e-commerce com turmas no módulo presencial e online. O Pró-Jovem atende a uma demanda do setor produtivo que precisa de profissionais capacitados na área digital, oferecendo ao jovem a possibilidade de desenvolver seu próprio negócio. As inscrições estão abertas, e os participantes ainda concorrem a 12 notebooks.

Já o programa Jovem Candango possui quase dois mil jovens contratados que atuam nas áreas administrativas do Governo do Distrito Federal (GDF). Eles recebem salário e todos os benefícios a que têm direito e  trabalham quatro horas por dia, sendo um dia da semana reservado para a capacitação teórica. A secretaria prevê a abertura de quatro mil vagas no próximo edital, que pode sair até o fim deste ano. 

O Fala Galera incentiva a participação ativa dos jovens na indicação das demandas aos órgãos do GDF. Em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF), o projeto percorre as escolas de ensino médio da rede pública e privada para estabelecer esse diálogo e entender os desafios a serem superados nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e segurança. 

A SEFJ também ampliou o acesso ao conhecimento dos direitos e deveres dos jovens com a distribuição do Estatuto da Juventude para que a juventude reconheça os seus direitos e saiba como acioná-los. O documento também está disponível no formato online

O secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, analisa as ações como marcos históricos importantes de um governo no DF: “Estamos diante de iniciativas que ampliam a voz da nossa juventude, e isso é fundamental para a elaboração de políticas públicas eficientes. Os jovens são o presente e o futuro. A gestão do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão reforça o olhar sensível à juventude e o esforço contínuo de promover oportunidades aos jovens do DF”.

Outro destaque é a primeira eleição direta do Conselho de Juventude do Distrito Federal, o Conjuve-DF. Os jovens puderam escolher seis representantes que vão defender os seus interesses durante o mandato de dois anos (2025 a 2027). O colégio eleitoral registrou a inscrição de mais de dois mil eleitores.

Com o intuito em reconhecer instituições públicas e privadas que oferecem oportunidades profissionais e de desenvolvimento dos jovens, a secretaria criou o selo Instituição Parceira da Juventude. A iniciativa baseia-se em fortalecer esses locais diante da sociedade, sinalizando as ações que promovem a participação dos jovens. Mais detalhes sobre essas ações estão no site da SEFJ e no Instagram da secretaria.​

*Com informações da SEFJ

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp