O uso da Lei Magnitsky para punir Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi endossado pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.
Figura de confiança do presidente Donald Trump, Rubio usou seu perfil no X para se pronunciar sobre a sanção da Lei Magnitsky: Que “sirva de alerta àqueles que pisoteiam os direitos fundamentais de seus compatriotas”.
“@POTUS (Perfil de Trump) e @USTreasury (perfil do Departamento do Tesouro norte-americano) sancionaram o Ministro do Supremo Tribunal Federal brasileiro Alexandre de Moraes sob o programa de sanções Global Magnitsky por graves abusos aos direitos humanos. Que isso sirva de alerta àqueles que pisoteiam os direitos fundamentais de seus compatriotas — togas judiciais não podem protegê-los”, escreveu Marco Rubio.
A publicação do perfil do secretários dos Estados Unidos foi comentada pelo deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele, que horas antes da postagem de Marco Rubio celebrou a aplicação da Lei Magnitsky a Moraes, agradeceu a atuação dos Estados Unidos.
“Este é um passo crucial para restaurar a liberdade e a democracia no Brasil, e certamente ajudará a conter o impulso de pseudo-juízes de abusar do poder de suas canetas”, disse o filho de Bolsonaro.
Por Revista Plano B
Fonte Correio Braziliense
Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP