Outros posts

Mais notificações e capacitações fortalecem a saúde do trabalhador

Celebrado em 27 de julho, o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de...

Celebrado em 27 de julho, o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho trouxe um dado positivo: o número de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (Darts) notificados no Distrito Federal cresceu significativamente em 2024, alcançando quase 13 mil registros, um aumento de 156% em relação à meta prevista de 5.011. Isso reflete o impacto das estratégias adotadas pela Secretaria de Saúde (SES-DF), como a capacitação de profissionais, a análise e qualificação de dados e a melhoria dos processos de notificação.

“Esse aumento demonstra que estamos no caminho certo”, afirma a diretora de Saúde do Trabalhador, Elaine Morelo. “As ações educativas e de vigilância estão fazendo com que mais casos sejam identificados e corretamente registrados.” A gestora lembra que o preenchimento correto das informações nos sistemas é essencial para a criação de políticas públicas eficazes.

Avanços na vigilância 

Entre os agravos mais notificados em 2024 estão os acidentes de trabalho, com 10 mil casos, os acidentes com material biológico, com  1,3 mil, e as lesões por esforço repetitivo (LER)/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dorts), com 1,2 mil notificações. Apesar do avanço, a subnotificação ainda é um desafio: apenas 66,78% dos campos “Ocupação” e “Atividade econômica” foram preenchidos, abaixo da meta estipulada de 75%. Para 2025, a meta é de 90%.

Para ampliar a cobertura e a resolutividade das ações, duas novas unidades do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) foram implantadas nas regiões Oeste (Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol) e Norte (Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal). Com isso, o DF passou a contar com quatro unidades, sendo as demais localizadas na região Sul (Gama e Santa Maria) e Sudoeste (Águas Claras, Água Quente, Arniqueira, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires). Juntos, elas atendem mais de 800 mil trabalhadores no DF.

“A presença dos Cerest é fundamental para articular ações preventivas e de vigilância nos territórios, promovendo ambientes de trabalho mais seguros”, reforça Elaine Morelo.

Integrantes da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), os Cerest atuam na promoção da saúde, prevenção de agravos e melhoria das condições de trabalho. A atuação dos centros inclui ações educativas e fiscalizações. Em 2024, foram realizadas mais de 237 ações de inspeção, investigações de acidentes graves e óbitos, emissão de pareceres técnicos e implantação de fluxos de notificação.

Conscientização

A diretora de Saúde do Trabalhador da SES-DF reforça a importância da conscientização como ferramenta de proteção: “O trabalhador precisa entender que, ao informar sua ocupação e relatar se o atendimento está relacionado ao trabalho, ele fortalece a vigilância e ajuda a salvar vidas”.

A pasta também desenvolve ações voltadas a grupos vulneráveis – entre esses, os de motofretistas e entregadores -, com a participação em projetos, como o Juntos Pela Vida, e parcerias com associações. Além disso, a SES-DF atua em fóruns e audiências com o Ministério Público e a Frente Parlamentar de Saúde e Segurança no Trabalho para debater propostas e políticas públicas para os trabalhadores.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Arquivo/Agência Saúde-DF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp