Em reuniões, nesta quarta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou que o tarifaço de Donald Trump teve impacto menor do que o esperado.
Ainda assim, segundo relatos feitos à CNN, o petista defendeu que o governo brasileiro siga em negociações para excluir mais setores, como de carne e de café.
O petista reuniu assessores do governo, no final da tarde, para fazer uma balanço do decreto assinado pelo governo americano.
O presidente elogiou os desempenhos tanto do vice-presidente Geraldo Alckmin como do chanceler Mauro Vieira nas negociações com os Estados Unidos.
A avaliação do presidente é de que ainda há margem de negociações para que os efeitos das tarifas sejam menores.
A expectativa do governo brasileiro é de que o café e o cacau entrem também na lista de exclusões até a quarta-feira (6), novo prazo estipulado por Trump.
Para a carne bovina, a ideia é de que seja feita uma renegociação após a tarifa entrar em vigor.
Ainda assim, em médio e longos prazos, o governo brasileiro acredita que é possível compensar as perdas com o mercado americano fechando novos acordos com a Ásia.
Um deles seria o aumento da venda de carne tanto para a China e a abertura do mercado de carne bovina ao Japão, o que deve ocorrer em novembro.
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil