Outros posts

Lula diz contar com apoio do empresariado brasileiro na crise tarifária com os EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu, nesta quinta-feira (10/7), uma entrevista...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu, nesta quinta-feira (10/7), uma entrevista ao Jornal Nacional. As declarações tiveram referência a repercussão sobre a tarifa imposta ao Brasil por Donald Trump na última quarta-feira (9/7). O chefe de Estado abordou, entre outros tópicos, possibilidades de atuação em conjunto com o empresariado brasileiro caso negociação com os Estados Unidos para reverter taxação não dê certo. 

Durante a fala, Lula deixou claro que “o Brasil gosta de negociar” e que vai fazer de tudo para contornar a decisão do representante americano por esse meio. Se tentativas conciliatórias não surtirem efeito, porém, e não houver solução, o governo partirá para a reciprocidade de fato nas transações comerciais a partir de 1º de agosto, data eleita por Trump para iniciar a taxação aos países que considera desleais em termos econômicos. 

Para colocar em prática os planos de resposta, portanto, o presidente da República quer contar com o empresariado do Brasil. “Os empresários eu espero que estejam aliados ao governo brasileiro”, disse ao JN

Segundo ele, se os negociantes acreditam que o país deva ceder a um pedido dos EUA, eles estão do lado errado do conflito diplomático. “Essa é a hora de a gente mostrar que o Brasil quer ser respeitado no mundo”.

Lula reforça que não aceita a “ingerência de um país na soberania de outro”. Para o governante, com a decisão do governo de evoluir para a implementação de tarifas recíprocas caso os Estados Unidos não recuem na medida, a taxação será “infinita” se o país norte-americano não ceder. 

Além de entrevistar Lula, o Jornal Nacional desta quinta falou com economistas, inclusive o americano Paul Krugman, vencedor do Nobel de Economia de 2008, que afirma que a atitude de Trump não tem respaldo legal ou econômico; com setores da indústria e da exportação que seriam afetados pela medida

Por Revista Plano B

Fonte Correio Braziliense      

Foto: Reprodução/TV Globo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp