Outros posts

Inscrições abertas para palestra sobre proteção à mulher em Ceilândia

Estão abertas as inscrições para a próxima edição do I Ciclo de Palestras...

Estão abertas as inscrições para a próxima edição do I Ciclo de Palestras dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). O encontro, que ocorre por meio dos Conselhos de Segurança Comunitário (Consegs), será realizado no dia 10 de setembro (terça-feira), em Ceilândia. O objetivo é a prevenção da violência contra a mulher, o fortalecimento das redes de apoio e o empoderamento feminino nas comunidades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link. O encontro será realizado das 8h às 12h, do dia 9 de setembro.

A formação integra as ações do eixo Mulher Mais Segura, do programa Segurança Integral, e integra as ações da pasta pelo Agosto Lilás, dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A realização local é coordenada pelos Conselhos Comunitários de Segurança de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol.

“É fundamental que essa formação chegue a todas as regiões administrativas. Começar esse ciclo durante o Agosto Lilás reforça a urgência do tema, mas o fundamental é dar continuidade às ações durante todo o ano, ampliando a rede de proteção e levando informação para quem mais precisa”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

As palestras contarão com a presença de especialistas da SSP-DF, forças de segurança, Ministério Público do DF, Secretaria da Mulher, Sebrae e outras instituições parceiras. Serão abordados temas como os tipos de violência, canais de denúncia, acolhimento psicológico e jurídico, geração de renda e o papel da sociedade na proteção das vítimas.

“Muitas mulheres não conseguem denunciar, seja por medo, dependência emocional ou econômica. Por isso, é tão importante que vizinhos, amigos e familiares estejam atentos. Essa formação mobiliza a comunidade para que todos possam agir em rede na proteção dessas mulheres”, ressaltou o subsecretário dos Consegs, coronel Paulo André Vieira.

Para a presidente do Conseg Sol Nascente/Pôr do Sol, Ivone Santos, a iniciativa é essencial para a população. “O Ciclo de Palestras tem um papel fundamental para a população local. Muitas vezes acreditamos que já sabemos o suficiente sobre determinados assuntos, mas é nesses encontros que percebemos que a violência doméstica não se limita à agressão física: ela também pode se manifestar de outras formas, igualmente graves. Essa troca de conhecimento fortalece a comunidade, amplia o acesso à informação e contribui para a prevenção da violência. Além disso, abre caminhos para a formulação e implementação de novas políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar das mulheres”.

O presidente do Conseg Ceilândia, Caio Vinícios, também ressalta a importância do evento. “É fundamental combater a violência contra a mulher em Ceilândia. Para combater essa violência, é essencial fortalecer a rede de apoio com mais centros de atendimento e acolhimento para as vítimas. Além disso, campanhas de conscientização contínuas para comunidade são cruciais para informar a população sobre os direitos das mulheres e os canais de denúncia disponíveis”.

Próximos encontros do Ciclo de Palestras:
• 30 de setembro – Guará
• 9 de outubro – Gama
• 23 de outubro – São Sebastião

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp