O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizou, na última sexta-feira (25), a reunião mensal de indicadores de desempenho, com a presença de gestores e lideranças da unidade. O encontro fez um balanço das principais entregas e resultados do 1º semestre de 2025, com foco na análise das metas estabelecidas no contrato de gestão e na identificação de pontos que ainda podem ser aprimorados.
A apresentação tem como fonte a Base Oficial de Indicadores de junho e reuniu dados quantitativos e qualitativos sobre produção assistencial, qualidade e monitoramento dos serviços prestados.
Um dos destaques foi o resultado das boas práticas implementadas no Centro Obstétrico (CO) do HRSM, como parte do Projeto Lean. As mudanças impactaram diretamente na eficiência do atendimento e na experiência das pacientes, com redução de 41% no tempo médio entre a retirada de senha e o atendimento médico, além do aumento de 30% no número de pacientes atendidas.
Também foi implantado um novo fluxo que prioriza a administração de medicação em casos de risco, sem a necessidade de uma nova avaliação médica, o que agiliza o atendimento. Outra estratégia criada foi voltada para o manejo de intercorrências em consultas ambulatoriais, o que trouxe maior rapidez ao pronto atendimento obstétrico.
Além disso, a equipe de enfermagem passou a atuar com escalas fixas, promovendo maior especialização, enquanto anestesistas passaram a atuar de forma exclusiva no CO, aumentando a segurança e o conforto para as pacientes. A reestruturação das escalas médicas também foi citada como ponto de melhoria.
Satisfação do paciente e investimentos
A percepção das usuárias da maternidade foi acompanhada por meio do Net Promoter Score (NPS), ferramenta que mede o nível de satisfação das pacientes com o serviço recebido. Entre abril e junho, a pesquisa contou com a participação de 408 pacientes, cujas respostas ajudarão a direcionar melhorias na linha materno-infantil.
O relatório de ações estratégicas também apresentou avanços significativos na estrutura física e no reforço das equipes. O hospital ampliou os leitos da enfermaria pediátrica e passou a oferecer leitos com perfil de Unidade de Cuidados Intermediários Pediátricos (Ucip). Equipamentos como ventiladores, monitores e cânulas nasais de alto fluxo foram adquiridos, assim como novos mobiliários hospitalares, entre eles camas e berços. A contratação de profissionais da saúde e de apoio administrativo também foi apontada, assim como a instalação de um novo foco cirúrgico e as reformas nos centros cirúrgico e obstétrico.
Valorização dos enfermeiros navegadores
Durante o encontro, houve ainda reconhecimento à atuação dos enfermeiros navegadores, profissionais que acompanham e orientam os pacientes ao longo da internação, contribuindo para um cuidado mais humanizado.
A superintendente do HRSM, Eliane Abreu, ressaltou que o foco do segundo semestre será o fortalecimento da clínica médica. Ela também destacou o crescimento nas cirurgias, que somaram 299 procedimentos nos primeiros seis meses deste ano, superando os resultados do mesmo período em 2024.
“Esse balanço mostra o quanto temos avançado na qualidade do atendimento, na estrutura física e na modernização dos processos. Cada indicador analisado reflete o esforço conjunto das nossas equipes, que trabalham com dedicação e compromisso para garantir uma assistência cada vez mais resolutiva e humanizada. Seguimos firmes na missão de cuidar bem das pessoas e, a partir de agora, nosso foco será fortalecer ainda mais a clínica médica, ampliando nossa capacidade de resposta às demandas da população”, destaca Eliane.
Atualização de sistema
Outro tema abordado na reunião foi a migração do sistema MV para sua versão web. A mudança, que está em fase de implantação em todo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), traz uma plataforma mais moderna, leve e acessível, que poderá ser utilizada diretamente no navegador, sem necessidade de instalação local.
O lançamento oficial da nova versão está previsto para o mês de setembro, marcando mais um passo na modernização dos processos e no compromisso com uma assistência cada vez mais eficiente.
*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/IgesDF