O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) lançou, nesta segunda-feira (19), o Edital nº 001/2026 para a aquisição de novos equipamentos médicos destinados ao serviço de hemodinâmica do Hospital de Base. O investimento tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento do setor, além de qualificar o monitoramento dos procedimentos realizados, fortalecendo a assistência prestada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O edital prevê a compra de equipamentos essenciais para a rotina da hemodinâmica, entre eles carros de emergência, monitores multiparâmetros para o centro cirúrgico, ventilador pulmonar pressométrico e volumétrico, bomba injetora de contraste, aparelho de anestesia, balança antropométrica e polígrafo cardíaco para eletrofisiologia.
Fundamental no diagnóstico e no tratamento de doenças cardiovasculares, como infartos e obstruções das artérias, a hemodinâmica permite intervenções rápidas e minimamente invasivas. Em um hospital de alta complexidade, como o Hospital de Base, esse serviço contribui para a redução de riscos, evita cirurgias de maior porte, agiliza o atendimento e aumenta significativamente as chances de recuperação dos pacientes.
Prazo para envio de propostas
Com o objetivo de assegurar ampla concorrência e a participação de empresas especializadas, o período para envio das propostas será de dez dias úteis — desta segunda-feira (19) ao dia 30, até às 23h55 (horário local). As propostas devem ser encaminhadas exclusivamente pelo endereço eletrônico emendas.propostas@igesdf.org.br.
De acordo com a analista de compras do IgesDF, Rosemary Cândida, os investimentos em modernização refletem o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a qualidade do atendimento à população. “O instituto está garantindo que o cidadão tenha acesso mais ágil e preciso aos exames realizados, possibilitando diagnósticos e tratamentos cada vez mais eficazes”, enfatiza.
O edital completo e seus anexos estão disponíveis para consulta no site do IgesDF.
*Com informações do IgesDF
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Alberto Ruy/IgesDF







