Na manhã da última terça-feira (2), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) promoveu a 8ª Reunião Técnica sobre Gestão de Riscos e Integridade Pública, no auditório da Escola de Governo. O encontro reuniu representantes de órgãos e entidades do Distrito Federal, que receberam apoio técnico-consultivo ou foram objeto de auditorias pela CGDF, com foco nos agentes públicos que atuam diretamente na implementação, acompanhamento e monitoramento da gestão de riscos e dos programas de integridade.
Durante a reunião técnica, houve o lançamento do Guia Prático de Gestão de Riscos Aplicado à Elaboração e Implementação de Políticas Públicas, um complemento ao Guia de Políticas Públicas do Distrito Federal, desenvolvido pela Secretaria de Economia do DF (SEEDF). A iniciativa visa apoiar os gestores na tomada de decisões mais seguras e eficazes.
Assim como qualquer outra atividade estatal, o ciclo de elaboração das políticas públicas enfrenta riscos de diversas naturezas: políticas, econômicas, regulamentares, de conformidade, ambientais, tecnológicas, operacionais e sociais. A gestão de riscos surge, então, como um processo sistemático e estruturado para lidar com essas incertezas, identificando situações que possam impactar os resultados esperados e possibilitando o desenvolvimento de estratégias de prevenção e resposta.
O novo Guia vem também para estimular a cultura de integridade no serviço público. A iniciativa busca fortalecer os controles internos administrativos, promovendo maior integração entre os órgãos do GDF e incentivando o intercâmbio de experiências e boas práticas. O controlador-geral do DF, Daniel Lima, destacou a importância da iniciativa: “É a consolidação de uma construção que vem sendo realizada com todos os órgãos da administração pública do DF. O objetivo principal é trazer segurança ao gestor e toda a cadeia produtiva de políticas públicas. Nós temos trabalhado diariamente para que o servidor
e o gestor tenham segurança na elaboração dos seus trabalhos.”
O Guia funciona como um manual claro e acessível para apoiar servidores e gestores na identificação, avaliação, tratamento e monitoramento dos riscos que podem impactar as atividades de qualquer órgão. A subcontroladora de Controle Interno da CGDF, Graziella Brunale, também participou da abertura e comentou: “Um momento importante em que reunimos gestão, instância de governança e auditoria para alinhar expectativas, compartilhar boas experiências e crescer juntos. A intenção do Guia é orientar, agregar valor e auxiliar a gestão a entregar melhores resultados em
políticas públicas que atendam ao cidadão e à sociedade como um todo.”
Apoio essencial
O Guia de Gestão de Riscos é um aliado essencial do Guia de Políticas Públicas, pois garante que as ações planejadas considerem as incertezas que possam comprometer seus resultados. Enquanto um orienta na construção de políticas eficazes e bem fundamentadas, a gestão de riscos atua de forma preventiva, identificando fragilidades, propondo soluções e assegurando que os objetivos estratégicos do DF sejam alcançados com mais segurança, eficiência e transparência.
A subsecretária de Planejamento Governamental da Secretaria de Economia, Luiza Almeida Londe, ressaltou a importância da integração entre os órgãos e da orientação técnica aos gestores públicos: “Nós elaboramos o Guia de Políticas Públicas do Distrito Federal, uma iniciativa para orientar as áreas técnicas e a alta gestão desde a formulação de políticas públicas, fase de execução, monitoramento e avaliação dos resultados do que está sendo entregue para a sociedade. Esse complemento que a CGDF está lançando demonstra a integração da Secretaria de Economia com a Controladoria no papel de orientar os gestores na boa atuação governamental.”
Painéis de boas práticas e parcerias com OSCs
A programação seguiu com dois painéis temáticos. O primeiro, mediado por Robson Lopes da Gama Júnior, coordenador da CORIS da CGDF, abordou o papel da auditoria interna na geração de valor para a gestão pública. Participaram representantes da SEDUH e do Jardim Botânico de Brasília, que compartilharam experiências bem-sucedidas em suas áreas. O segundo painel, conduzido por José Marco Rezende Andrade, diretor de Consultoria em Integridade e Riscos da CGDF, tratou da aplicação da gestão de riscos nas parcerias com organizações da sociedade civil (OSCs), destacando desafios e soluções adotadas por diferentes órgãos.
A importância dessa reunião técnica é criar um ambiente entre mais de 70 órgãos que já receberam apoio construtivo da CGDF, para que possamos compartilhar boas práticas, promover orientações técnicas, diretrizes da Controladoria e, nesse caso específico de hoje, fazer o lançamento do Guia Prático de Gestão de Riscos Aplicado à Elaboração e Implementação de Políticas Públicas. Esse guia apresenta, de maneira simples e objetiva, diretrizes etapas, processos e exemplos para que qualquer órgão consiga aplicá-lo à sua realidade e obtenha ganho de efetividade nas ações voltadas às políticas”, comenta Robson Gama, coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade da CGDF.
*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/CGDF