No dia 4 de agosto, o Grupo Mulheres do Brasil marcou presença na cerimônia em homenagem aos 176 anos da morte de Anita Garibaldi (1821–1849), símbolo universal de coragem, luta e liberdade. Reconhecida como a Heroína de Dois Mundos, Anita teve sua trajetória relembrada em evento realizado no Gianicolo, uma das colinas históricas de Roma, onde repousam seus restos mortais.

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, entre elas o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, representantes da prefeitura de Roma Capital, além de figuras políticas e culturais italianas.
Em destaque, o Grupo Mulheres do Brasil — núcleo Roma, participou ativamente da cerimônia. A pedido da Condessa Costanza Garibaldi, o prefeito da cidade de Laguna, Peterson da Silva, redigiu uma carta especial para a ocasião. A leitura foi feita por Nayra Laise, uma das líderes do grupo na capital italiana, ao lado de Débora da Silva e Jerusa Vieira.

Durante o evento, o Grupo Mulheres do Brasil Roma aproveitou o momento simbólico para anunciar oficialmente a sua fundação, perante a comunidade brasileira e autoridades diplomáticas e políticas presentes. A iniciativa reforça o compromisso do grupo com o empoderamento feminino, a valorização da cultura brasileira no exterior e o fortalecimento de redes de apoio e participação cívica.

Por Revista Plano B