Outros posts

“Galípolo fez o que deveria fazer”, diz Lula sobre alta da Selic

O Copom decidiu elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic,...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta quinta-feira (30/1) a alta da Selic anunciada ontem (29). O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa básica de juros da economia em um ponto percentual, passando de 12,25% para 13,25% ao ano.

“O presidente do Banco Central não pode dar um cavalo de pau num mar revolto”, disse o chefe do Executivo em conversa com jornalistas hoje pela manhã. “E o (Gabriel) Galípolo fez aquilo que deveria dizer”, emendou o petista em referência ao presidente do Banco Central.

“Eu tenho certeza que ele vai criar as condições para entregar para o povo brasileiro uma taxa de juros menor, num tempo que a política permitir que ele faça”, disse. “No meu governo, presidente do Banco Central vai ter autonomia de verdade”, frisou o chefe do Executivo.

“Eu não esperava milagre, eu esperava que as coisas acontecessem da maneira que ele entendeu que deveriam acontecer’, finalizou.

aumento da Selic já era esperado pelo mercado financeiro, especialmente após o próprio BC ter sinalizado, em dezembro, que adotaria uma postura mais rígida diante do avanço da inflação. A elevação da Selic marca a primeira decisão do Copom sob a presidência de Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula para comandar o BC.

 

Por Júlia Portela e Victor Correia do Correio Braziliense

Foto: Ed Alves / Reprodução Correio Braziliense

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp