Outros posts

Frituras todos os dias: especialista faz alerta sobre os excessos

Os alimentos fritos fazem parte da alimentação da maioria dos brasileiros. Itens como pastel,...

Os alimentos fritos fazem parte da alimentação da maioria dos brasileiros. Itens como pastel, batata frita e coxinha, são exemplos de como as comidas preparadas em óleo são atrativas ao paladar. No entanto, especialistas alertam que consumir alimentos fritos em excesso pode causar sérios danos à saúde.

O consumo frequente de frituras aumenta a ingestão de gorduras e promove um desequilíbrio da dieta. “A pessoa que consome alimentos fritos diariamente, está sujeito a ingerir maior quantidade de compostos tóxicos formados em altas temperaturas, como a acroleína, que favorecem inflamação crônica, resistência insulínica e maior risco cardiovascular”, explica a nutricionista Gabrieli Comachio ao Correio.

Além disso, esses alimentos comprometem a microbiota intestinal, favorecendo bactérias pró-inflamatórias.  A nutricionista alerta também que o reuso excessivo do óleo nas frituras aumenta a formação de acroleína e outros aldeídos tóxicos.

“Devemos sempre descartar óleo que apresentar cheiro forte, escurecimento ou viscosidade e optar por óleos mais estáveis no cozimento aos refinados, uma sugestão para a substituição é o azeite de oliva extra virgem, óleo vegetais não refinados”, detalha a especialista.

Outra dica é adicionar ervas e especiarias ricas em polifenóis como: alecrim, orégano, tomilho e manjericão que reduzem a oxidação lipídica e a formação de aldeídos tóxicos. Métodos de cozimento como forno e airfryer preservam melhor os nutrientes e reduzem compostos nocivos.

*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes

Por Revista Plano B

Fonte Correio Braziliense      

Foto: Pixabay/Engin_Akyurt

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp