O Fórum do Ensino Fundamental: da alfabetização às adolescências chega à sua terceira edição como um marco para a educação pública do Distrito Federal. O evento, promovido pela Secretaria de Educação (SEEDF), ocorre desde segunda-feira (6) e segue até quarta (8) no Auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Asa Norte.
Durante o encontro, professores, gestores e coordenadores apresentarão relatos de práticas bem-sucedidas implementadas em 2024 e 2025 nas escolas e Coordenações Regionais de Ensino (CREs), enquanto recebem homenagens por contribuir para uma educação mais inclusiva e transformadora. “Este fórum é um momento de culminância, de compartilhamento de práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo de 2024 e 2025, e também de valorização dos profissionais que as criaram”, explica Ana Carolina Tavares, diretora de ensino fundamental da SEEDF.
“Tanto nas instituições que oferecem o ensino fundamental quanto nas CREs, que acompanham o trabalho pedagógico de perto, esses relatos mostram como a rede pública do DF está inovando para fortalecer as aprendizagens de crianças e adolescentes”, completa.
Programação
O evento, que começou nessa segunda-feira (6), abriu com um painel sobre estratégias de gestão para o ensino fundamental, destacando o impacto das avaliações do Contexto, Avaliação e Diagnóstico (Caed) no Programa Alfaletrando. Educadoras da CRE de Samambaia compartilham reflexões sobre como diagnósticos iniciais guiam ações concretas nas salas de aula. Já o relato do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 28 de Ceilândia focou na organização do trabalho pedagógico a partir de avaliações diagnósticas.
Já nesta terça (7), a atenção foi direcionada à alfabetização em múltiplos letramentos. Pela manhã, painéis exploraram inovações como a educação financeira, o letramento científico e o desenvolvimento do pensamento computacional. À tarde, os gestores acompanham o painel “Alfabetização na perspectiva dos diversos letramentos: entre vozes, saberes e sustentabilidade”.
A programação segue na quarta-feira (8) dedicada aos anos finais e às adolescências. Ao longo dos três dias, mais de 20 relatos serão apresentados e homenageados, com os textos completos disponíveis no site da SEEDF para inspirar outras escolas.
*Com informações da Secretaria de Educação
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Mary Leal/Ascom SEEDF