Outros posts

Estabelecimentos de saúde do DF devem atualizar dados no CNES

Por meio do Censo da Força de Trabalho na Saúde no Distrito Federal,...

Por meio do Censo da Força de Trabalho na Saúde no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) está atualizando o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e qualificando as informações sobre os profissionais em todas as unidades de saúde do DF, tanto públicas quanto privadas.

O CNES é um dos maiores sistemas de registro administrativo do Ministério da Saúde. Além de contar com informações dos estabelecimentos de saúde, o cadastro contempla informações sobre profissionais vinculados aos estabelecimentos. Com as informações do CNES, é possível compreender a capacidade instalada para a produção de serviços dentro e fora do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o único sistema de informação com a capacidade de apontar essa variável.

O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, reforçou a importância de atualizar o cadastro. “É importante que os gestores dos estabelecimentos de saúde do DF recebam bem os recenseadores e indiquem profissionais responsáveis para validar as informações necessárias. A atualização do CNES deve ser feita regularmente pelos estabelecimentos”, disse.

Ao todo, serão 6.291 estabelecimentos de saúde visitados no Distrito Federal. Para isso, uma equipe de 32 recenseadores e 3 pessoas articuladoras atuará nas regiões de saúde. Também participa a coordenação em articulação com a SES-DF. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz Brasília e a Universidade Federal de Santa Maria.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto:  Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp