Por meio do Censo da Força de Trabalho na Saúde no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) está atualizando o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e qualificando as informações sobre os profissionais em todas as unidades de saúde do DF, tanto públicas quanto privadas.
O CNES é um dos maiores sistemas de registro administrativo do Ministério da Saúde. Além de contar com informações dos estabelecimentos de saúde, o cadastro contempla informações sobre profissionais vinculados aos estabelecimentos. Com as informações do CNES, é possível compreender a capacidade instalada para a produção de serviços dentro e fora do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o único sistema de informação com a capacidade de apontar essa variável.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, reforçou a importância de atualizar o cadastro. “É importante que os gestores dos estabelecimentos de saúde do DF recebam bem os recenseadores e indiquem profissionais responsáveis para validar as informações necessárias. A atualização do CNES deve ser feita regularmente pelos estabelecimentos”, disse.
Ao todo, serão 6.291 estabelecimentos de saúde visitados no Distrito Federal. Para isso, uma equipe de 32 recenseadores e 3 pessoas articuladoras atuará nas regiões de saúde. Também participa a coordenação em articulação com a SES-DF. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz Brasília e a Universidade Federal de Santa Maria.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF