Outros posts

Epstein, cápsula Dragon, lei orçamentária: entenda o que Trump e Musk jogaram no ventilador durante briga

Subsídios do governo, o programa espacial dos EUA e até um escândalo sexual...

Subsídios do governo, o programa espacial dos EUA e até um escândalo sexual entraram na briga entre o presidente americano, Donald Trump, e o bilionário Elon Musk, seu ex-aliado.

A desavença se tornou pública repentinamente na quinta-feira (5), após uma série de troca de insultos entre as duas partes pelas redes sociais. Embora abalada nos últimos meses, a relação de Trump e Musk permaneceu cordial até o fim de maio.

Enquanto o presidente ameaçou prejudicar os negócios do bilionário sul-africano, Musk acusou Trump de fazer parte do esquema de abuso sexual de jovens de Jeffrey Epstein.

Entenda o que foi falado durante a briga e o contexto.

💰 Lei orçamentária

▶️ Contexto: O estopim para a briga de Trump e Musk se tornar pública foi um grande projeto de lei orçamentária proposto pelo governo Trump e apelidado de “One Big Beautiful Bill” (Um Grande e Belo Projeto de Lei, em tradução livre). O projeto tem mais de mil páginas e visa implementar cortes permanentes de impostos, especialmente sobre renda individual e heranças, além de incluir reformas significativas em programas de bem-estar social, políticas de imigração, defesa e energia.

Assim que saiu oficialmente do governo, no último dia 30, Musk criticou o projeto, argumentando que ele vai aumentar o déficit do governo, ao invés de diminuir, como alegam os republicanos.

Um dos pontos do projeto, no entanto, pode atingir a Tesla, principal empresa de Elon Musk. Ele retira incentivos fiscais para carros elétricos e pode impactar as receitas da fabricante.

Em meio à discussão, Trump trouxe à tona outros contratos de empresas do bilionário com o governo federal: a SpaceX, por exemplo, fornece equipamentos e serviços ao programa espacial norte-americano. O encerramento de contratos de suas empresas com Washington e agências governamentais pode impactar de maneira significativa as empresas de Musk.

💸 Contratos e subsídios do governo

  • Quem disse: Donald Trump

▶️ Contexto: O presidente dos EUA afirmou que Elon Musk está chateado com o fim de um programa do governo voltado ao incentivo da produção de veículos elétricos. Trump sugeriu que Musk mudou de postura após o encerramento da iniciativa. Mais tarde, no Truth Social, ele ameaçou cortar todos os laços do governo com as empresas do bilionário.

“A maneira mais fácil de economizar dinheiro no nosso orçamento — bilhões e bilhões de dólares — é encerrar os subsídios e contratos governamentais do Elon. Sempre me surpreendeu o fato de o Biden não ter feito isso!”

A relação entre as empresas de Musk e o governo americano já foi alvo de críticas, principalmente de democratas. Quando o bilionário assumiu um cargo especial na Casa Branca, opositores apontaram possível conflito de interesses.

Por Revista Plano B

Fonte G1 Globo

Foto: Reprodução G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp