Outros posts

Disque denúncia, estímulo a emprego e capacitação de servidores avançam pauta TEA na CLDF

Três propostas dedicadas ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) avançaram hoje...

Três propostas dedicadas ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) avançaram hoje (26) na Câmara Legislativa, com a aprovação na Comissão de Saúde da Casa. Os projetos de lei 1.369/2024, 1.437/2024 e 810/2023 receberam quatro votos favoráveis e ainda precisam ser avaliados pelo Plenário da Casa antes do encaminhamento para a sanção ou veto do governador.

De autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania), o PL 1369/2024 institui a política de estímulo para inserção de jovens aprendizes autistas no mercado de trabalho do DF, mediante parcerias entre o Poder Executivo e empresas privadas. Deste modo, visa assegurar o desenvolvimento de competências profissionais e sociais dos jovens aprendizes autistas, visando à autonomia.

Já o PL 810/2023, de iniciativa do distrital João Cardoso (Avante), cria o Disque Autismo, canal para acolher denúncias no DF de maus-tratos e de violação dos direitos da pessoa com TEA. O serviço deve funcionar via telefone e por meios virtuais, como site ou aplicativo de celular. O texto concede ao denunciante o direito ao sigilo. Após o recebimento, as informações serão encaminhadas aos órgãos competentes para que tomem as medidas cabíveis. Vale ressaltar que o Disque Autismo também deve orientar o cidadão sobre serviços de saúde voltados a pessoas situadas no espectro.

Por fim, a proposta 1.437/2024, do parlamentar Jorge Vianna (PSD), cria o Programa Servidor Distrital Amigo do Autista para capacitar tecnicamente todos os servidores públicos distritais no atendimento a pessoas com autismo. Na motivação, o texto justifica que a ideia é “oferecer um atendimento mais inclusivo, eficaz e humanizado”.

Daniela Reis (Agência CLDF)

Por Revista Plano B

Fonte Agência CLDF

Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp