Outros posts

Dia D de Vacinação: mais de 100 locais no DF ofertarão imunizantes neste sábado (18)

Neste sábado (18), mais de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de...

Neste sábado (18), mais de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de espaços públicos e centros de compras de todo o Distrito Federal, estarão disponíveis ao longo do dia para oferecer imunizantes do Calendário de Vacinação. É o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como foco crianças e adolescentes de até 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). Também serão disponibilizadas vacinas contra o sarampo e HPV (Papilomavírus Humano). Além do público-alvo, a iniciativa também oferece a oportunidade para adultos atualizarem a caderneta vacinal.

O Dia D de Mobilização Social será realizado às 10h, na Administração Regional do Riacho Fundo II, com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e do Ministério da Saúde.

Imunizantes contra influenza e covid-19 estarão disponíveis aos grupos prioritários. “A gente espera que a população possa aderir à campanha e os locais disponíveis neste sábado para atualização do Cartão de Vacinas”, reforça a gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira.

A estratégia de atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade estende-se ao longo de todo o mês de outubro, mas o Dia D de Mobilização Social configura-se como um benefício para toda a família, como explica a gestora. “Crianças e adolescentes são os públicos mais suscetíveis às doenças; mas este Dia D é uma oportunidade de proteção para toda a família”, completa.

Confira todos os locais e os horários disponíveis para vacinação neste sábado (18), durante o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.

Sarampo e HPV

A ação é também uma oportunidade para intensificar a vacinação contra o sarampo. Recomenda-se que todas as pessoas na faixa etária de 12 meses a 59 anos tenham sua situação vacinal criteriosamente avaliada. A doença é extremamente contagiosa. O DF caracteriza-se como rota de muitos viajantes e está próximo de Tocantins, unidade da federação com maior número de casos confirmados.

A faixa etária de 15 a 19 anos entrou na vacinação contra o HPV de maneira temporária até o final deste ano. O imunizante atua como escudo contra diversos tipos de cânceres. O público de rotina são jovens de 9 a 14 anos. Pesquisas indicam que entre 50% e 60% da população terá contato com o vírus em algum momento da vida. Por isso, a forma mais eficaz de prevenção é a vacina. 

Dia D de Mobilização Social da Campanha Nacional de Multivacinação
Data
: sábado (18)
Horário: 10h
Local: Administração Regional do Riacho Fundo II

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp