terça-feira, 18 de junho de 2024
publicidade publicidade

DF já imunizou mais de 100 mil pessoas em ações itinerantes

Nesta quinta (22/06) e sexta-feira (23/06), iniciativa da SES estará na Procuradoria-Geral da República

Mais de 100 mil pessoas do Distrito Federal foram vacinadas contra a covid-19 e a influenza (gripe) em ações da Secretaria de Saúde (SES) aos sábados, desde o início de maio. Uma força-tarefa da pasta leva a imunização a pontos estratégicos da capital, fora dos limites físicos das unidades básicas de saúde (UBSs). A busca ativa aproxima o serviço da população e aborda o público para ampliar a cobertura vacinal.

“Nós vamos levar a imunização até onde a população estiver. Não vamos permitir a volta de doenças imunopreveníveis”Lucilene Florêncio, secretária de Saúde

Nesta semana, servidores atuam em dois pontos fora das salas de vacinação, das 9h às 17h. Nesta quarta-feira (21), o atendimento foi no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Já na quinta (22) e sexta-feira (23), o ponto ficará na Procuradoria-Geral da República (PGR). Serão ofertadas vacinas contra a gripe e a bivalente contra covid-19. A expectativa é aplicar até três mil doses nas duas localidades.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca o esforço da pasta para realizar a vacinação extramuro, ampliando o serviço ofertado na rede de 100 salas de vacinas no DF. “Nós vamos levar a imunização até onde a população estiver. Não vamos permitir a volta de doenças imunopreveníveis”, afirma.

A ação é voltada para adultos, sejam servidores públicos, terceirizados ou qualquer pessoa que passe pelo local durante o atendimento. Basta ter um documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina.

Histórico

Nos órgãos públicos, as ações levam imunizantes a milhares de pessoas. Somente entre os dias 13 e 16 deste mês, foram mais de 4,5 mil doses ofertadas na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na sede do BRB, no MJSP e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Sabemos da dificuldade de quem trabalha no dia a dia de ir se vacinar. Por isso, o movimento de levar a vacina até onde essas pessoas estão”, reforça a coordenadora da Atenção Primária à Saúde da SES, Fabiana Soares Fonseca.

A pasta iniciou a nova modalidade de vacinação em maio, quando foram aplicadas 3.935 doses apenas entre trabalhadores do Ministério do Trabalho durante  cinco dias de atendimento. Também já houve atendimento no Palácio do Buriti, o Senado Federal, o Ministério da Ciência e da Tecnologia, a Academia da Polícia Federal, a sede da Polícia Federal, o Ministério da Educação e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Outras ações ocorrem em locais de alta concentração de pessoas, como shoppings, feiras e estações de metrô. As secretarias de Saúde e de Educação também preparam uma força-tarefa para levar vacinas a 698 escolas públicas do DF. Ações em instituições privadas, como colégios e indústrias, também ocorrem conforme as solicitações que chegam à pasta.

Balanço

O último levantamento divulgado pela SES contabiliza mais de 1,3 milhão de vacinas em 2023, incluindo tanto as previstas no calendário de rotina quanto as campanhas contra a covid-19 e a influenza. Neste ano, somente contra a covid-19, foram cerca de 600 mil aplicações. De acordo com o Boletim Semanal de Vacinação de Covid-19 da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), desse total, cerca de 455 mil doses são da bivalente contra a covid-19.

Contra a influenza, o Informativo Epidemiológico 8 da pasta aponta que foram aplicadas 572.302 doses na capital. Atualmente, a campanha de imunização tanto contra a covid-19 quanto contra a gripe (influenza) está aberta a todas as pessoas com pelo menos seis meses de idade.

Confira os pontos fixos de vacinação no DF. A lista dos locais de imunização é atualizada diariamente, inclusive com os locais e horários de atendimento nos fins de semana.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Agência Saúde-DF / Reprodução Agência Brasília

Posts relacionados