O deputado federal Rogério Correa (PT-MG) encaminhou ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (10) um pedido de prisão preventiva contra Jair Bolsonaro (PL), como forma de evitar fuga do ex-presidente.
O documento foi adicionado a um inquérito em que os autores alegam a possibilidade de fuga do ex-presidente. O ministro Alexandre de Moraes é relator do caso.
No documento, o parlamentar elenca que o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi para os Estados Unidos para “dedicar em tempo integral a convencer o governo Donald Trump a atuar pela anistia aos envolvidos nos ataques do 8 de janeiro no Brasil e para obter sanções” contra Moraes.
“Agora, as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criam uma narrativa internacional para justificar um eventual pedido de asilo político por parte de Jair Bolsonaro”, frisa. Segundo o parlamentar, é necessário tomar medidas preventivas para garantir a ordem.
Na quarta-feira (9), Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos, a ter validade a partir de 1º de agosto deste ano. O presidente norte-americano afirmou para o Brasil parar o “caça às bruxas”, ao defender Bolsonaro.
“Diante do exposto, os Peticionários pugnam pela imediata avaliação sobre a adoção das medidas cautelares acima mencionadas, essenciais à garantia de aplicação e efetividade das Leis Penais, bem como pela avaliação da possibilidade/necessidade de decretação da prisão preventiva do réu”, pede o parlamentar petista.
À CNN, Rogério Correa ainda explicou que a solicitação foi encaminhada devido ao aceno do presidente dos EUA em dar asilo político a Bolsonaro.
A reportagem entrou em contato com a defesa do ex-presidente e aguarda posicionamento.
Em janeiro, Bolsonaro disse à CNN que não iria fugir do país.
“Eu vou para a cadeia, eu não vou fugir do Brasil. Eu podia ter ficado lá quando eu fui para os Estados Unidos. Quando eu fui para a posse do Milei, eu poderia ter ficado, mas vim para cá, sabendo de todos os riscos que estou correndo”, declarou o ex-mandatário.
O ex-presidente está sem passaporte desde fevereiro de 2024 após operação da PF (Policia Federal). Ele já pediu a devolução diversas vezes a Moraes, o que foi negado.
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: Fellipe Sampaio/STF