Destino ainda quase desconhecido dos brasileiros, Coquimbo, no norte do Chile, combina belezas naturais, história e cultura, além de 360 dias de sol por ano.
Essa região chilena é abençoada com atrativos únicos que vão desde praias pitorescas a montanhas imponentes e oferece uma variedade atrativos para todos os perfis de viajantes.
Coquimbo também tem um dos céus mais limpos do mundo, o que faz da região ideal para observação de astros e estrelas.
Coquimbo é paraíso para amantes da astronomia
Os amantes da astronomia podem visitar o Observatório Mamalluca, que oferece aos turistas uma apresentação do sistema solar e das galáxias mais distantes em um planetário com projeções e sons impressionantes.
Ao final do espetáculo, é possível observar o planeta Saturno e seus anéis em um telescópio de última geração, além de ver constelações como o Cruzeiro do Sul, o Cinturão de Órion, as Três Marias e se surpreender com estrelas cadentes.
Vinhos do Vale do Elqui
Outra experiência no Vale do Elqui é uma degustação no vinhedo de Alcohuaz, onde é possível desfrutar de queijos e vinhos enquanto observa as estrelas.
Antes dessa incrível experiência, os turistas podem participar de uma meditação guiada com sons diversos que ecoam pelas montanhas durante o entardecer, até que as primeiras estrelas comecem a aparecer no céu.
Ao entrar no espaço onde os vinhos descansam por meses ou anos, os turistas se surpreendem com histórias e curiosidades por meio de uma apresentação musical e teatral.
Para quem busca uma experiência diurna, pode agendar uma visita à vinícola orgânica Cavas del Valle, que oferece uma degustação à beira de um lago, cercado por árvores. Ao degustar as bebidas, é possível ouvir o sussurro das folhas das árvores, o canto dos pássaros e treinar o paladar para identificar os tipos de uvas, enquanto recebem uma explicação detalhada sobre a produção local.
A região conta com uma das fábricas mais antigas em funcionamento, o Fundo Los Nichos. Este estabelecimento histórico oferece um tour guiado que termina com uma experiência onde os turistas podem acompanhar o processo de envase do produto até a fabricação do selo de segurança. Ao final, é possível provar as variedades produzidas de maneira cuidadosa e artesanal.
Onde ficar
Quanto à hospedagem, existem várias opções. Para quem busca sofisticação, comida orgânica, meditação e massagens, a Casa Molle, no Vale do Elqui, recebe hóspedes do mundo todo e possui uma estrutura completa para pessoas de todas as idades.
Para quem busca conforto e boa localização, o Solar de los Madariaga, em Vicuña, é uma casa histórica com uma decoração antiga de muito bom gosto.
A região também oferece acomodações em meio à natureza, com vista para as montanhas e as estrelas, como a La Casona Distante, em Alcohuaz, que se destaca por seus quartos confortáveis e um café da manhã com queijos de cabra, frutas locais e empanadas recém-feitas.
Como chegar e quando ir
Coquimbo fica a 45 minutos de voo a partir de capital Santiago. A SKY Airline oferece voos de ida e volta para o destino a partir de R$ 328, incluindo impostos, com 15 frequências semanais.
A companhia aérea oferece voos diretos para Santiago, a partir de cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis.
A melhor época do ano para visitar Coquimbo. é entre os meses de novembro e março, quando o clima é mais quente e favorável às praias e passeios ao ar livre.
Por Márcio Diniz
Foto: EAQ/iStock / Reprodução Catraca Livre