Outros posts

Consultas nas UBSs do DF poderão ser marcadas via aplicativo Meu SUS Digital

A partir desta segunda-feira (3), está disponível o agendamento online de consultas com...

A partir desta segunda-feira (3), está disponível o agendamento online de consultas com enfermeiros e médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF por meio do aplicativo Meu SUS Digital, do Ministério da Saúde. A ferramenta passa a ser mais uma porta de entrada para os serviços do SUS no Distrito Federal, de forma simples e segura.

O modelo foi implantado após testes conduzidos pela Secretaria de Saúde (SES-DF), que alcançaram mais de 20 mil usuários da atenção primária à saúde (APS) do DF. Na prática, o recurso oferece maior comodidade, reduz deslocamentos desnecessários e amplia as modalidades de acesso ao cuidado.

Para a gerente de Qualidade na Atenção Primária da SES-DF, Lídia Glasielle, o sistema aproxima o cidadão do SUS. “O aplicativo traz conforto, acessibilidade e autonomia. É uma forma de agendar consultas de maneira simples, direta e segura, sem precisar ir à unidade apenas para marcar”, afirma.

Segundo o enfermeiro Agilran Barreto, da Gerência de Qualidade na Atenção Primária da SES-DF, a ferramenta facilita o cuidado. “Essa funcionalidade incrementa o acesso às ações e serviços da Atenção Primária e pode minimizar impactos na rotina das pessoas, especialmente aquelas com mobilidade reduzida”.

Como fazer o agendamento online

No aplicativo Meu SUS Digital, a agenda da equipe médica pode ser consultada

O usuário precisa baixar o aplicativo Meu SUS Digital (Android, iOS ou versão web) e entrar com seu login do Gov.br. O cidadão deve acessar o ícone “agendamentos” para visualizar a agenda digital do médico e enfermeiro da sua equipe de referência (eSF). Em seguida, o usuário poderá marcar data e horário conforme as disponibilidades previamente inseridas no prontuário eletrônico do paciente.

As agendas ficam disponíveis para o usuário por um período de 30 dias. Novas vagas serão disponibilizadas diariamente, mesmo que as dos 29 dias anteriores ainda não tenham sido preenchidas. Serão três vagas reservadas para o agendamento online por profissional de saúde e turno de trabalho, ou seja, seis vagas para enfermeiro e seis vagas para médico por equipe de Saúde da Família (eSF) ao longo do dia.

O usuário precisa manter o cadastro individual completo, preenchido em sua totalidade, atualizado e vinculado a uma eSF da UBS de referência. Além disso, para melhor comunicação do aplicativo Meu SUS Digital com o cidadão, é preciso cadastrar um e-mail válido. 

O Governo do Distrito Federal disponibiliza o canal da Central de Relacionamento com o Cidadão – 160 (opção 6) para auxiliar usuários que tiverem dúvidas ou dificuldades com o aplicativo.

A implementação será gradual. Fique atento ao cronograma e verifique quando a sua UBS passará a ofertar vagas digitais.

O agendamento online não substitui o acesso presencial e a demanda espontânea. Ele é complementar e tem o objetivo de facilitar a vida do usuário e qualificar a gestão das agendas. Agendamentos não confirmados até 48h podem ser liberados para oferta presencial, contribuindo para reduzir faltas e otimizar as agendas.

Veja o passo a passo para marcar consultas pelo aplicativo.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp