O porta-voz da embaixada chinesa nos EUA, Liu Pengyu, disse nesta sexta-feira (11) que a “China nunca se curvará à pressão máxima dos EUA” e que o país norte-americano deve mudar sua atitude.
A mensagem ocorre em meio à escalada das tensões comerciais entre as duas principais economias do globo.
“Se os EUA realmente quiserem manter conversações, deverão interromper seu comportamento caprichoso e destrutivo. Para o bem-estar dos chineses e dos povos do mundo, para a imparcialidade e a justiça da ordem global, a China nunca se curvará à pressão máxima dos EUA”, escreveu Pengyu no X.
Nesta sexta, a China aumentou as tarifas retaliatórias sobre as importações dos EUA de 84% para 125%. Essa alta acontece após a Casa Branca elevar os impostos sobre os produtos chineses em 145%.
A informação foi divulgada pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta sexta, em meio à escalada da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
“O presidente deixou bem claro que está aberto a um acordo com a China”, disse Leavitt em coletiva de imprensa. “Se a China continuar retaliando, isso não será bom para ela”, acrescentou.
Por Marien Ramos da CNN
Foto: Reprodução CNN Brasil