A partir de outubro, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, carretas itinerantes de serviços de saúde vão circular pelas regiões administrativas da capital federal para ampliar a assistência. A iniciativa é fruto da parceria entre o programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde (MS), e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
A primeira ação terá como foco a saúde da mulher, em alusão ao Outubro Rosa, e ocorrerá em Sol Nascente e Ceilândia. Serão oferecidas consultas com ginecologistas e exames complementares. A previsão é que a carreta funcione por 30 dias consecutivos.
A estrutura e os profissionais responsáveis pelos atendimentos são do programa “Agora tem Especialistas”, do MS. Os pacientes contemplados serão aqueles em fila de regulação do Distrito Federal, convocados conforme os critérios de gravidade e tempo de espera.
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, destacou que o serviço representa um reforço no atendimento. “A parceria com o Ministério da Saúde é de extrema importância para prover uma melhor assistência aos nossos pacientes e amenizar as filas. É uma parceria que já trouxe avanços no rastreio do câncer de colo de útero, rede nacional de dados em saúde e agora com as carretas de especialistas”, afirmou.
De acordo com o secretário de Atenção Especializada à Saúde do MS, Mozart Sales, a articulação entre o Distrito Federal e o governo federal permitiu a implantação do programa. “O programa Agora tem Especialistas é uma iniciativa estratégica, criada com o objetivo claro de ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera na atenção especializada. Temos mantido um diálogo muito importante com o secretário Juracy, essa parceria com o Distrito Federal é fundamental para levarmos assistência de qualidade diretamente à população que aguarda por atendimento. Iniciaremos em outubro com a carreta Saúde da Mulher, oferecendo serviços de prevenção ao câncer de mama, colo do útero e ginecologia. Esta parceria é uma porta que se abre para transformar a espera em cuidado e fortalecer a rede de saúde do DF”, declarou.
Além da Saúde da Mulher, outras carretas estão previstas, com foco em diferentes especialidades, como oftalmologia e exames complementares. O cronograma ainda será divulgado.
*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/SES-DF