Os principais índices europeus reagiram negativamente, nesta sexta-feira (4/4), à retaliação da China às tarifas aplicadas pelos Estados Unidos em meio à guerra tarifária. Foi o pior dia para as ações do Velho Continente desde o período de crise sanitária em 2020, devido à pandemia da covid-19.
O Índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o dia em queda de 5,1% e perdeu mais de 8% no acumulado da semana, em um momento em que a União Europeia tenta encontrar soluções para reagir à tarifa de 20% aplicada aos produtos do bloco importados pelos EUA.
Já o índice DAX, de Frankfurt, na Alemanha, registrou queda de 4,95% — mesmo percentual de baixa para a FTSE 100, do Reino Unido. Em Paris, na França, o CAC 40 teve desvalorização de 4,26%, enquanto o FTSE/Mib, de Milão, na Itália, despencou 6,53%.
Na avaliação do mercado, as bolsas da Europa acompanham o movimento de queda nos índices globais, que ocorre após a China aprovar uma retaliação às tarifas norte-americanas. Pequim anunciou uma taxa de 34% sobre todos os produtos importados dos EUA, em resposta à mesma alíquota aplicada pelo governo de Donald Trump.
Por Raphael Pati do Correio Braziliense
Foto: YANN SCHREIBER / Reprodução Correio Braziliense