A cidade de Belém (PA) recebe, na próxima quarta-feira (13), uma edição especial da XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores. O encontro terá como foco principal os preparativos para a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que será realizada em novembro deste ano na capital paraense.
A reunião será realizada no prédio de Economia Criativa do Parque da Cidade, a partir das 10h, e reunirá governadores de todo o país, além de autoridades e representantes da agenda climática. Profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento podem realizar o credenciamento pelo link. As credenciais poderão ser retiradas no dia 12 de agosto, das 11h às 17h, na sede da Secretaria de Comunicação do Governo do Pará.
A pauta inclui a apresentação das contribuições dos estados à agenda climática, estratégias sustentáveis que o Brasil pretende levar à comunidade internacional, além da exposição dos eixos temáticos da COP30. O evento contará com a presença do presidente da Comissão Nacional da COP30 e negociador-chefe do Brasil nas Conferências do Clima, embaixador André Corrêa do Lago.
Coordenador do Fórum e governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha ressaltou a importância do encontro como oportunidade de cooperação federativa em torno dos temas mais urgentes da atualidade.
“Será uma edição especial do Fórum, de extrema importância para o momento que vivemos, marcado por mudanças climáticas, preservação da Amazônia, transição energética e a revisão do Acordo de Paris. Cada governador poderá compartilhar as ações que vem desenvolvendo em seu estado — e com o Distrito Federal não será diferente”, afirmou o chefe do Executivo local.
Anfitrião da COP30 e governador do Pará, Helder Barbalho ressaltou que o momento exige liderança política e união entre os entes federativos para que o Brasil chegue à conferência com propostas concretas, sintonizadas com os desafios da Amazônia e com o olhar do mundo sobre o país.
“A COP30 é uma oportunidade histórica para o Brasil e, especialmente, para a Amazônia. Belém será a porta-voz de um país que quer crescer com responsabilidade climática e justiça social. Reunir os governadores aqui, no Parque da Cidade, a menos de 100 dias da conferência, reforça o compromisso federativo com uma agenda que não é apenas ambiental, mas de desenvolvimento. O Brasil precisa falar ao mundo com uma só voz. E essa voz nasce da união dos nossos estados”, apontou o gestor estadual.
Sobre o Fórum Nacional de Governadores
O Fórum é um espaço de diálogo permanente entre os chefes do Executivo estaduais e do Distrito Federal, com o objetivo de articular soluções para desafios comuns aos entes federativos. Desde sua criação, o grupo já debateu temas como equilíbrio fiscal, pacto federativo, segurança pública, educação, vacinação, saneamento básico e políticas ambientais.
Além dos governadores, as reuniões contam com especialistas e representantes dos três poderes da República. Os temas a serem debatidos são definidos previamente em consenso e os relatores são escolhidos entre os governadores conforme afinidade com o tema.
Serviço
XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores
Data: 13 de agosto de 2025 (quarta-feira)
Horário: a partir das 10h
Local: Parque da Cidade – Belém (PA) – R. Sen. Lemos – Souza, Belém – PA
Credenciamento de imprensa
Link: https://shre.ink/credenciamentoimprensa
Retirada de credenciais
Data: 12 de agosto
Horário: 11h às 17h
Local: Secom Governo do Pará
Endereço: Av. Visconde de Inhaúma, 1629. Bairro: Pedreira. Entre Eneas Pinheiro e Lomas Valentim
*Com informações da Agência Pará
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Marcos Santos/Agência Pará