Encerrados no dia 6 deste mês em Birmingham (EUA), os World Police and Fire Games (WPFG) 2025 registraram boas performances dos atletas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Só o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente-coronel Zairo de Souza e Silva, conquistou dez medalhas em provas de velocidade e resistência.
Foram seis medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, obtidas entre os revezamentos mistos 4 x 100 m e 4 x 400 m, 400 m rasos, 5.000 m, 10.000 m, 10 km de cross country e a exigente meia-maratona (21,097 km).
A delegação feminina da PMDF também foi destaque na competição internacional voltada para policiais e bombeiros de todo o mundo. A segundo-sargento Edijaine da Silva, que disputou oito modalidades esportivas, ganhou três medalhas de ouro e uma de bronze, consagrando-se campeã nas provas de jiu-jítsu com kimono e vôlei de praia em dupla feminina, além do vôlei de praia e do futsal, onde sua equipe ficou em sexto lugar.
Quem também marcou presença no WPFG 2025 foi a sargento Camila Ireuda, que conquistou ouro no triathlon, ouro no cross country 10 km por equipes, prata no cross country 10 km individual, prata nos 400m livre e 100m livre na natação e bronze nos 200m livre.
Os World Police and Fire Games são considerados mais do que uma competição esportiva, sendo conhecidos por valorizar a superação de limites, o espírito de equipe e a dedicação de atletas policiais, bombeiros e agentes de segurança. Essa edição teve mais de 60 modalidades esportivas.
*Com informações da PMDF
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/PMDF