O Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) recebeu, nesta terça-feira (28), representantes da Unesco e do Ministério da Cultura (MinC) para celebrar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemorado em 27 de outubro. Além da homenagem, o encontro marcou a adesão do ArPDF à Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais, sendo o primeiro do país a integrar oficialmente a iniciativa.
O coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares, destacou que a data foi criada para reforçar a importância da preservação da memória por meio dos acervos audiovisuais. “O cinema e os acervos audiovisuais são suportes analógicos muito frágeis, que sofreram com a alternância de formatos ao longo dos anos, o que dificulta a preservação. O Programa Memória do Mundo busca justamente garantir que os países mantenham seus registros de memória em documentos, fotografias e acervos audiovisuais”, explicou.
A coordenadora-geral de Políticas para Preservação Audiovisual da Secretaria de Audiovisual (SAv), Jéssyca Paulino, ressaltou a relevância da articulação entre as instituições públicas: “Por muito tempo, os arquivos brasileiros atuaram de forma isolada. A rede vem para unir esforços, compartilhar saberes, técnicas e recursos humanos, fortalecendo a área de preservação audiovisual”.
O superintendente do Arquivo Público, Adalberto Scigliano, comemorou a adesão e destacou o apoio de diferentes instituições: “Hoje é um dia de grandes celebrações. Preservar o acervo da história de Brasília só é possível graças ao reconhecimento de parceiros como a Unesco, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), o Instituto Latinoamérica e, agora, o Ministério da Cultura”.
Preservação e reconhecimento
Durante o evento, os convidados conheceram o Projeto Filmográfico do ArPDF, viabilizado pela FAPDF, que prevê a digitalização de mais de mil películas. Participaram também representantes da Cinemateca Brasileira, do Ministério da Cultura e da equipe técnica do Arquivo Público.
O ArPDF é reconhecido pelo Comitê Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo da Unesco (MoWLAC) como uma das principais instituições de preservação de memória e história do país. Em 2007, o Fundo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que integra o acervo do Arquivo, foi inscrito como Patrimônio Documental pelo programa.
Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais
Criada em 30 de junho de 2024, a Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais faz parte do Programa de Preservação do Audiovisual Brasileiro, instituído pela Portaria MinC nº 221. O objetivo é promover a conservação de obras e acervos audiovisuais considerados patrimônios culturais, indicando instrumentos e diretrizes para a patrimonialização e a preservação desses bens.
*Com informações do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF)
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/ArPDF
 
                 
