Rápido, prático e cada vez mais utilizado, o aplicativo Ilumina DF já é responsável por 40% das solicitações de manutenção na iluminação pública do Distrito Federal. Em 2025, foram 53.490 chamados registrados pela ferramenta, consolidando o app como o segundo canal mais utilizado pela população.
Apesar do crescimento dos canais digitais, o telefone 155 ainda lidera o ranking, com 61.733 registros, o equivalente a 46,12% do total de atendimentos. No período, a CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) recebeu 133.857 solicitações. O site oficial da companhia aparece em terceiro lugar, com 18.325 chamados (13,69%).
Uma das apostas para ampliar a digitalização do atendimento é o WhatsApp (61) 3774-1155, recém-lançado pela empresa. Embora ainda em fase de divulgação, o canal já começa a mostrar seu potencial. “O WhatsApp teve apenas 309 chamados (0,23%) até agora, mas é uma ferramenta com grande capacidade de facilitar e agilizar o atendimento. Esperamos um crescimento expressivo nos próximos meses”, afirma o assessor técnico da Diretoria de Manutenção da CEB IPes, Fabrício Abraham.
Com a modernização da iluminação pública avançando em todo o DF, a CEB também amplia e aperfeiçoa os canais de contato com o cidadão. “Estamos investindo em ferramentas cada vez mais acessíveis, rápidas e intuitivas. O objetivo é facilitar o registro de solicitações e garantir respostas mais ágeis à população”, reforça Abraham.
A expectativa da companhia é que os canais digitais, como aplicativo e Whatsapp, sejam cada vez mais utilizados, pela praticidade. “A ideia é que o morador possa abrir chamados de forma simples e rápida, contribuindo diretamente para a melhoria da iluminação pública em todo o Distrito Federal”, completa Fabrício Abraham.
Serviço
Canais de atendimento da CEB:
Telefone – 155
WhatsApp – (61) 3774-1155
Aplicativo – Ilumina DF
Site – https://brasilia.cidadeiluminada.com.br.
*Com informações da CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes)
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/CEB IPes