O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu, entre sexta-feira (1º) e domingo (3), uma série de ações educativas que impactaram diretamente cerca de 19.300 pessoas. As iniciativas fizeram parte de uma programação diversificada que contemplou grandes eventos e atividades locais em quatro regiões administrativas: Plano Piloto, Arniqueira, Gama e Sobradinho.
Ao todo, foram realizadas oito ações distintas com foco em temas como direção segura, prevenção de acidentes, combate à violência contra a mulher e responsabilidade no trânsito. Um dos destaques foi a iniciativa levada ao Na Praia, com mensagens de conscientização sobre os riscos de misturar álcool e direção para 16 mil pessoas, durante o final de semana, no Setor de Clubes Esportivos Sul.
Já no Brasília Sobre Rodas, no Brasília Palace Hotel, o Detran-DF promoveu uma tenda interativa com atividades lúdicas e informativas, como o programa Pneu Seguro e orientações voltadas a pedestres, ciclistas e motociclistas. Mímicos e bonecos do trânsito garantiram a atenção do público, estimado em 2.500 pessoas.
Em Arniqueira, o evento Seja Sua Própria Heroína – Agosto Lilás reuniu 300 participantes em uma programação com teatro e palestras educativas. Na mesma cidade, o projeto Rolê Consciente abordou frequentadores de bares com orientações sobre os perigos da condução sob efeito de álcool, impactando 250 pessoas.
No Gama, o Detran nos Shoppings levou teatro educativo e palestra ao Gama Shopping, onde 180 pessoas participaram diretamente da ação. Em Sobradinho, o Circo Teatro do Trânsito encantou o público do Parque de Sobradinho com uma apresentação interativa, reunindo cerca de 150 espectadores em torno da mensagem de segurança viária.
“As ações educativas são fundamentais para prevenir acidentes e salvar vidas. Nosso objetivo é levar informação de forma acessível e atrativa para diferentes públicos e contextos”, destacou a diretora de Educação de Trânsito da autarquia, Ana Moreira.
*Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Detran-DF