Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal que estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto Enem Inclusivo e Especial. Promovida por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), a iniciativa da Secretaria de Educação (SEEDF) oferece aulas preparatórias presenciais e acessíveis para a realização das provas do exame.
As atividades começam em 16 de agosto, com atividades aos sábados, das 8h às 12h, no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas). Para garantir a participação dos alunos, as coordenações regionais de ensino (CREs) e as unidades escolares devem encaminhar aos familiares o formulário de adesão ao projeto, disponibilizado via processo SEI. Após o preenchimento, o documento deve ser enviado para o e-mail enemespecial.subin@se.df.gov.br pelas CREs.
A inscrição é fundamental para que a SEEDF possa assegurar todas as condições de acessibilidade necessárias, respeitando as particularidades de cada aluno ao longo das aulas. “A iniciativa foi pensada para garantir que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades. Com preparação adequada, apoio e acessibilidade, o aluno pode chegar ainda mais longe”, afirma a titular da Subin, Vera Barros.
Preparação
Além do formulário de inscrição, a SEEDF encaminhou às famílias uma carta explicando a importância da participação nas aulas preparatórias. A adesão é essencial para que a equipe técnica possa identificar as necessidades específicas de cada aluno e garantir as condições adequadas de acessibilidade, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – lei nº 13.709/2018.
Durante o curso, os estudantes participarão de atividades que simulam o ambiente e o formato oficial do Enem, permitindo que se familiarizem com as condições do dia da prova. Também poderão reforçar seus conhecimentos em áreas-chave, como Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação.
*Com informações da Secretaria de Educação
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.