Outros posts

A partir de setembro, eleitores do DF passam a contar com Central de Atendimento do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) inaugurou, nesta quarta-feira (3), a Central de Atendimento...

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) inaugurou, nesta quarta-feira (3), a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE). Localizado na sede do TRE, o novo espaço vai reunir 14 zonas eleitorais do DF e passa a oferecer todos os serviços para os cidadãos do Distrito Federal, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. O Tribunal recomenda agendar o atendimento por meio do site www.tre-df.jus.br, em que ainda é possível resolver todas as questões eleitorais.

De acordo com o presidente do TRE, o desembargador eleitoral Jair Soares, o atual cenário exige serviços públicos ágeis, práticos e de qualidade. “Esta central se alinha às mais modernas práticas operacionais. Colocamos à disposição da população, em regime de expediente integral, um ambiente amplo, com total acessibilidade, em região central da cidade, com estacionamento disponível e fácil acesso ao transporte público, além de tecnologia para a resolução rápida das demandas dos eleitores”, enumerou. 

A regionalização do atendimento foi baseada em análises de dados demográficos, sensibilidade eleitoral, capacidade de atendimento atual e nos desafios logísticos do Distrito Federal. Porém, as regiões do Lago Sul, Sobradinho, Taguatinga e Gama continuarão a contar estrategicamente com os postos de atendimento aos eleitores, além do posto eleitoral do Na Hora, na Rodoviária do Plano Piloto.

O novo espaço proporcionará ao tribunal economia em despesas de manutenção e de pessoal, além de mais segurança ao patrimônio, aos magistrados, servidores e à população em geral. 

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, esteve na solenidade de inauguração e parabenizou o TRE-DF pela iniciativa. Ela agradeceu ao tribunal a cessão das áreas anteriormente destinadas às zonas eleitorais ao Governo do Distrito Federal em benefício da saúde pública. Celina Leão afirmou que essa conquista reflete os pilares que o cidadão busca, da eficiência, eficácia, agilidade e otimização dos recursos públicos. “Não há democracia sem justiça eleitoral. Em uma democracia consolidada, é fundamental uma justiça eleitoral moderna, eficaz e eficiente. É isso que o TRE-DF entrega hoje, em benefício daqueles que exercem sua cidadania”, comemorou.

Período de migração

Algumas zonas eleitorais ainda estão em processo de migração para a CAE, o que implica suspensão temporária dos atendimentos, de forma escalonada, para viabilizar a mudança. O calendário de interrupções está definido da seguinte forma:

3ª Zona Eleitoral (Taguatinga Norte), de 1º a 5/9;
9ª Zona Eleitoral (Guará), de 8 a 12/9;
1ª Zona Eleitoral (Asa Sul), de 15 a 19/9;
10ª Zona Eleitoral (Núcleo Bandeirante), de 22 a 26/9;
2ª Zona Eleitoral (Paranoá), de 29/9 a 3/10;
15ª Zona Eleitoral (Águas Claras), de 6 a 10/10;
6ª Zona Eleitoral (Planaltina), de 13 a 18/10;
13ª Zona Eleitoral (Samambaia), de 20 a 24/10;
21ª Zona Eleitoral (Recanto das Emas), de 27 a 31/10;
4ª Zona Eleitoral (Santa Maria), de 3 a 7/11;
16ª Zona Eleitoral (Ceilândia Norte), de 10 a 14/11;
8ª Zona Eleitoral (Ceilândia Centro), de 24 a 28/11;
20ª Zona Eleitoral (Ceilândia Sul), de 1º a 5/12.

Durante esses períodos, os prazos processuais também ficam suspensos, garantindo que nenhuma parte seja prejudicada. O TRE-DF recomenda que os eleitores façam agendamento prévio pelo site oficial para garantir maior comodidade no atendimento.

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: George Gianni / VGDF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp