quinta-feira, 21 de novembro de 2024
publicidadepublicidade

Condomínio tem infestação de escorpiões no Entorno do DF.

Segundo os condôminos, o prédio passou por dedetização, mas mesmo assim os aracnídeos continuam sendo vistos no local

Escorpiões infestaram um condomínio em Valparaíso (GO), no Entorno do Distrito Federal. Segundo moradores, encontros com os aracnídeos passaram a ser diários desde 15 outubro.

Os animais venenosos são vistos em apartamentos e nos corredores do Bloco J do Condomínio Bello Solare. Com medo e para proteger crianças e bebês, algumas famílias passaram a dormir na sala dos imóveis.

O Metrópoles conversou com alguns condôminos. As famílias pediram para ter as identidades preservadas. Segundo os residentes, escorpiões eram vistos esporadicamente, mas desde o início do outubro a situação piorou.

O condomínio dedetizou recentemente o prédio. Os moradores começaram a passar veneno dentro dos apartamentos. Mas, mesmo assim, o número de escorpiões é crescente.

“A gente suspeita que o foco não é dentro dos apartamentos. A gente suspeita que seja externo ou nos fossos e juntas de dilatação do prédio. Precisamos da ajuda de controle de pragas”, comentou um morador.

Desde o começo da infestação, a rotina dos moradores passou a ser de medo e insegurança, principalmente para as famílias com crianças.

Risco nos corredores

“Como tem muito escorpião sendo localizado nos corredores, estamos alertando as crianças para não passarem as mãos nas paredes”, contou um residente.

O medo também tomou os apartamentos. “Eu matei cinco escorpiões dentro de casa em dois dias. Tenho uma criança de colo e fico muito assustado”, relatou um condômino.

Picada de escorpião

Embora possam ser encontrados o ano inteiro, é no período chuvoso que os escorpiões são vistos com maior frequência em casas. Os locais preferidos dos escorpiões são, em geral, úmidos e escuros, como caixas de esgoto, rachaduras e espaços entre tubulações. Para conter o acesso dos animais às residências, é preciso criar barreiras físicas.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), 80% dos acidentes são classificados como leves, em que há apenas desconforto na área afetada e são tratados com medicação. Já sintomas como náuseas, vômitos e dores de cabeça aparecem em situações moderadas e graves, em que pode ser necessário o uso do soro antiescorpiônico.

O fazer de imediato quando for picado?

Lave o local da picada com água e sabão para remover sujeira;

Eleve o membro afetado a fim de evitar que o veneno se espalhe mais rapidamente;

Procure atendimento médico imediatamente. Informe qual animal o picou para que o tratamento seja mais eficaz.

Como evitar escorpiões

Evitar acumulo de umidade;

Estender e checar toalhas, roupas e sapatos antes de utilizar;

Afastar as camas das paredes;

Usar telas nas janelas e vedação nas portas;

Deixar os eletrônicos bem plugados nas tomadas para impedir os acessos dos animais pela tubulação;

Retirar entulhos como restos de materiais de construção;

Manter a caixa de gordura limpa e bem tampada;

Controlar as baratas, principais alimentos de escorpiões.

 

Por Francisco Dutra da Metrópoles

Foto:  Metrópoles / Reprodução Metrópoles

Posts relacionados