Outros posts

Governadora em exercício participa da reinauguração do Palacinho do TJDFT, prédio simbólico do tribunal

A governadora em exercício Celina Leão participou, na tarde desta quinta-feira (15), da...

A governadora em exercício Celina Leão participou, na tarde desta quinta-feira (15), da reinauguração do chamado Palacinho do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), prédio simbólico localizado no Bloco D do Palácio da Justiça. A solenidade contou com autoridades, como o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, e o  primeiro vice-presidente do tribunal, Roberval Belinati.

Durante a cerimônia, Celina Leão destacou a importância da preservação do patrimônio público e a parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com o TJDFT, que fez o projeto paisagístico por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap): “A recuperação deste espaço é realmente uma forma de dar a essa cidade, que é Patrimônio Histórico da Humanidade, a grandeza de que ela precisa. Faz jus à nossa cidade”.

O presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, falou da importância do edifício, considerado um dos espaços mais simbólicos do tribunal. “[Esse bloco] é a joia da coroa. Temos muito orgulho desse patrimônio público do DF. Foi longo e trabalhoso o percurso até aqui”, lembrou. “A partir de hoje, o tribunal passa a usufruir do esforço, do planejamento e da responsabilidade administrativa, além de complementar a funcionalidade da manutenção dos padrões arquitetônicos de Brasília”.

Com a entrega, o prédio, que estava fechado desde 2019, volta a ser a sede do TJDFT, onde abriga agora a presidência, a primeira e segunda vice-presidências, a Corregedoria e o Tribunal Pleno.

Reforma

Foram investidos pelo tribunal mais de R$ 8 milhões para fazer a reforma estrutural do prédio construído em 2002. As obras incluíram a impermeabilização e a drenagem da cobertura do Bloco D,o reforço de drenagem do Complexo de Armazenamento do SIA e as intervenções nas áreas de arquitetura, hidrossanitária, prevenção e combate a incêndio e ar-condicionado no prédio. 

A primeira etapa das obras foi concluída em dezembro de 2023, quando foram executados o reforço estrutural da laje da cobertura e da base da escada. Essa etapa foi entregue durante a sessão de encerramento do ano judiciário, comemorativa pela obra do prédio.

Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp