Outros posts

Hospital da Criança de Brasília fortalece excelência assistencial de alta complexidade em 2025

Os resultados de 2025 do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)...

Os resultados de 2025 do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) reforçam o foco na qualidade e segurança do paciente, no investimento em pesquisas científicas, e na formação e capacitação de profissionais de saúde. De janeiro a novembro de 2025, foram realizados mais de 560 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 4 mil cirurgias, entre elas, mais de 1.200 neurocirurgias. 

Em 2025, o HCB recebeu a Avaliação de Alta Conformidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nas práticas de segurança do paciente, com menção honrosa aos serviços de diálise e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O reconhecimento é reflexo da robusta cultura de qualidade, referendada, também, pela manutenção do selo Acreditado com Excelência — ONA 3. 

As instalações foram modernizadas, incluindo a reforma dos consultórios odontológicos e a inauguração da nova sala de oftalmologia pediátrica. O conforto dos pacientes e acompanhantes foi priorizado com a atualização completa do enxoval e a disponibilização de poltronas eletromecânicas para o setor de terapia renal substitutiva. Outro avanço foi a inauguração da maior usina fotovoltaica instalada em prédio público do DF, que garante a geração de até 85% da demanda de energia elétrica do hospital, proporcionando economia e sustentabilidade.

O ano ainda foi marcado por um impulso inédito em ciência e tecnologia com a primeira aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS) da terapia gênica de alto custo para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME). A unidade de saúde também recebeu habilitação em terapia gênica pelo Ministério da Saúde.

Iniciativas como a utilização de impressora 3D na criação de brinquedos terapêuticos, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), e a realização de novas edições do HCB Ciência com discussões sobre inteligência artificial e Sequenciamento de Nova Geração (NGS) demonstram a cultura de inovação.

No contexto de educação na saúde, o HCB realizou cursos e webinars voltados à atenção básica, como o curso de emergências pediátricas e a capacitação sobre bronquiolite aguda. A instituição iniciou a 7ª turma de médicos residentes, lançou a trilha de formação de facilitadores em saúde e celebrou os 10 anos do Programa de Incentivo à Pós-graduação (PIP), que já beneficiou 68 funcionários, com investimento superior a R$ 614 mil em capacitações.

Com 14 anos de atuação, a transparência e o compromisso com a melhoria contínua dos processos resultam na excelência da assistência aos pacientes com condições crônicas, raras e complexas no âmbito da Secretaria de Saúde do DF.

*Com informações do HCB

Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Matheus Oliveira/HCB

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp