Até quarta-feira (19), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realiza a Blitz da Vigilância, uma ação educativa promovida pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuepi). A iniciativa reforça práticas que ajudam a identificar e prevenir doenças e garantir um ambiente mais seguro para todos, principalmente quando há sinais de surtos virais que podem colocar pacientes e profissionais em perigo.
Ao longo dos últimos dias, a equipe responsável tem percorrido diferentes setores para explicar, de forma simples e direta, como funciona o trabalho de vigilância dentro da unidade. Segundo a chefe do Nuepi, Larysse Lima, ações como essa ajudam a ampliar a compreensão dos profissionais sobre seu papel na cadeia de prevenção. “Este é o momento de reforçar a importância de cada colaborador nesse processo e de divulgar as vacinas e os soros disponíveis no pronto-socorro”, destaca.
Durante as visitas, os colaboradores recebem orientações sobre os imunobiológicos disponíveis no HRSM que tratam acidentes, principalmente os causados por animais peçonhentos. Outro ponto importante da blitz é a divulgação da vacina antirrábica e a que protege contra difteria e tétano. Além disso, são apresentados os soros utilizados em emergências: antitetânico, anticrotálico, antiescorpiônico, antiaracnídeo e antibotrópico. Eles são essenciais para evitar complicações graves e até mortes após picadas de alguns animais, tornando indispensável que todos os colaboradores saibam a disponibilidade de cada um e como agir rapidamente.
Também é reforçada a necessidade dos colaboradores estarem com as vacinas em dia e seguirem corretamente o esquema vacinal dos pacientes internados, a fim de evitar a circulação de doenças dentro do ambiente hospitalar. Para muitos profissionais, esta é a chance de esclarecer dúvidas, revisar protocolos e melhorar a integração entre as equipes. “Na rotina intensa, algumas notificações podem passar despercebidas, e por isso esse reforço é tão importante. A dinâmica utilizada também ajudou a fixar o conteúdo”, afirma Carolina Bueno, médica da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin).
O Nuepi pode ser acionado pelo número 4042-5595, de segunda a sábado, das 7h às 19h. Nos períodos noturnos e fins de semana, o atendimento é feito pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) pelo telefone (61) 99145-6114. Também é possível contatar o setor pelo e-mail.
*Com informações do IgesDF
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Iges







