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Inteligência artificial promove inclusão digital para cerca de 1,6 mil alunos da rede pública de ensino do DF

Entre telas, games, realidade virtual e uma boa dose de curiosidade, estudantes da...

Entre telas, games, realidade virtual e uma boa dose de curiosidade, estudantes da rede pública estão descobrindo que a inteligência artificial (IA) vai muito além dos robôs ou das respostas rápidas em aplicativos. O projeto IA nas Escolas, idealizado pelo Instituto Integra Mais Um, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), abriu as portas de um espaço totalmente dedicado à experimentação tecnológica. Até 19 de novembro, o galpão anexo ao Planetário de Brasília funciona como ambiente interativo para o público e, durante a semana, recebe grupos escolares com transporte e lanche gratuitos.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Rafael Vitorino, o projeto reafirma o compromisso de levar a inovação a todos os cantos do Distrito Federal. “A inclusão digital começa pelo acesso. Ao proporcionar esse tipo de vivência aos alunos da rede pública, estamos formando uma geração preparada para usar a tecnologia com responsabilidade e criatividade”, declarou.

Cerca de 1,6 mil alunos da rede pública já aproveitaram a iniciativa desde 20 de outubro. O espaço abriga o Museu da História da IA, uma exposição de NFTs criadas com ferramentas de inteligência artificial, além de área gamer, jogo interativo, estações de realidade virtual e palestras conduzidas pelo especialista e curador do projeto, Clark Paiva.

“A ideia é dar oportunidade para que estudantes que muitas vezes não têm contato com essas ferramentas possam aprender de forma prática e lúdica. E o retorno tem sido incrível, os alunos saem encantados com o que descobrem aqui”, destacou Paiva.

Ele ressaltou, ainda, o ganho social dos estudantes ao participar do projeto: “Tem sido uma experiência muito bacana receber esses alunos para aprender sobre tecnologia e inteligência artificial. Eu gosto de dizer que esses jovens são os protagonistas desse futuro. Eles não devem temer as máquinas, mas aprender a dominá-las, porque a capacidade de pensar e sentir é deles”.

Uso consciente

Durante uma das visitas ao espaço, alunos do CEF 519 de Samambaia compartilharam impressões sobre o aprendizado. Para Stela Alves Rodrigues, de 15 anos, a IA pode ser uma aliada na criação e na educação. “Aprendi que dá para criar vídeos e músicas só escrevendo o que a gente quer. Acho que no futuro a gente vai usar muito isso. É bom a gente já ter esse contato porque quando crescer vai ser ainda mais comum”, contou.

Já Camilly Sousa, de 14 anos, destacou o aspecto humano por trás da tecnologia. “A inteligência artificial foi criada por pessoas. Se nós a criamos, ela não pode ser mais inteligente do que a gente. É uma ferramenta e quem comanda somos nós”, disse.

A colega Natália Firmino Lopes, também de 14 anos, reforçou a importância da acessibilidade do projeto: “Muita gente pensa que a IA tira o nosso conhecimento, mas ela é feita por humanos, então somos nós que dominamos ela. O melhor é que o evento é gratuito e acessível para todo mundo”, afirmou.

O professor de matemática Mateus Sampaio, que acompanhou os alunos, vê na iniciativa uma oportunidade única de aprendizagem prática. “Eventos assim mostram aos estudantes que essas ferramentas podem ser usadas de forma positiva, para o aprendizado e para a vida. Muitos deles nunca tiveram contato com esse tipo de tecnologia. Ver na prática o que é a inteligência artificial torna o ensino mais acessível e desperta o interesse pelo conhecimento”, avaliou.

Nos fins de semana, o Planetário segue aberto à comunidade, oferecendo uma experiência imersiva sobre o tema que vem moldando o mundo contemporâneo. O local funciona de terça a domingo, das 7h30 às 19h, com sessões na cúpula às 18h de terça-feira a sexta-feira e às 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h nos fins de semana e feriados. As escolas interessadas em participar do IA nas Escolas podem agendar visitas pelo e-mail integramaisum@gmail.com ou pelo telefone (61) 98594-9556.

Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

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