O trabalho de educação para o uso consciente da energia elétrica rendeu reconhecimento nacional ao professor de ciências Plácido Buarque, do Centro Educacional (CED) 01 do Guará. Ele representou a rede pública de ensino do DF na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025, nesta quinta-feira (6). O docente recebeu um certificado em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com os estudantes sobre o uso consciente da energia elétrica.
Orgulhoso pela conquista, ele ressaltou o significado de receber o reconhecimento nacional em nome da escola e da Secretaria de Educação (SEEDF). “É um prêmio que valoriza o trabalho coletivo da escola e o esforço dos nossos estudantes, que se dedicaram muito para chegar até aqui”, afirmou o docente.
A preparação para a olimpíada envolveu etapas teóricas e práticas, com o uso do recém-implantado laboratório de informática da escola. Plácido explicou que a proposta mobilizou toda a comunidade escolar e apresentou excelentes resultados. “Esse foi o primeiro ano em que participamos, e tivemos um grande empenho para articular o projeto. Conquistamos três medalhas de prata, cinco de bronze e seis menções honrosas, com a participação de 31 alunos do oitavo e nono anos. Foi um aprendizado enorme para todos nós”, destacou o professor.
Educação ambiental
A diretora de Educação em Tempo Integral da SEEDF, Érica Martins, acompanhou o engajamento das escolas públicas do DF na ONEE em 2025. “Neste ano, tivemos cerca de 5,3 mil estudantes inscritos na rede. É uma alegria ver o envolvimento dos professores e alunos em um projeto que une consciência ambiental e práticas sustentáveis”, destacou.
A gestora ressaltou, ainda, que a participação do DF na olimpíada reforça as políticas públicas voltadas à educação ambiental implementadas pela Educação. O tema da eficiência energética, segundo ela, dialoga diretamente com os princípios de sustentabilidade e de formação cidadã presentes no currículo da rede pública. “A iniciativa mostra aos estudantes a importância de economizar energia. É um aprendizado que ultrapassa a sala de aula e transforma hábitos”, afirmou a diretora.
Os projetos de educação ambiental vêm ampliando o alcance das políticas públicas voltadas à formação integral dos estudantes da rede pública. Em 2025, programas como Educação com Energia, Agência Reguladora de Águas na Escola, Parque Educador e Há Campo consolidaram parcerias estratégicas com diferentes órgãos e instituições. Com atividades que integram teoria e prática, esses programas reforçam o eixo Educação para a Sustentabilidade.
Reconhecimento nacional
A solenidade reuniu representantes do setor elétrico, gestores educacionais e professores de todo o país. No total, foram premiados os melhores educadores e estudantes de cada unidade da Federação, que se destacaram pela atuação na aprendizagem prática sobre eficiência energética. Além de 27 docentes homenageados, a ONEE 2025 reconheceu 27 estudantes com melhor desempenho na competição nacional, que envolveu mais de 348 mil participantes.
O estudante Vinícius Rosa, de 14 anos, do colégio Blue School, no Gama, foi o campeão do DF na ONEE. “Foi muito bom participar da olimpíada, aprender tantas coisas novas e conhecer pessoas incríveis. A gente estudou bastante sobre o uso consciente da energia elétrica e sobre como pequenas atitudes podem ajudar a preservar os recursos do planeta”, relatou o medalhista.
O pai de Vinicius, Luiz Rosa, destacou a importância do incentivo escolar e familiar para o desenvolvimento dos jovens: “Acho fundamental que a escola e o Estado ofereçam esses projetos, porque despertam o interesse genuíno dos alunos e contribuem para o futuro deles”.
Com informações da Secretaria de Educação do DF
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Bruno Grossi/SEEDF







