Após um hiato de quase quatro anos, o tão esperado retorno do boy-group de K-pop BTS está chegando. A pausa deve-se ao cumprimento obrigatório do serviço militar, e para alguns, o lançamento de projetos solos de sucesso.
Segundo um analista da Billboard, Glenn Peoples, o retorno do grupo sul-coreano pode proporcionar um impulso financeiro gigante para a gravadora HYBE em 2026. As estimativas apontam que um novo álbum e uma turnê poderiam gerar ainda mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhão) em receitas vindas de turnê, álbuns, merchandising e streaming em um período de 12 meses.
O grupo, que levou o K-pop ao mainstream no Ocidente e alcançou o topo da Billboard Hot 100 pela primeira vez com “Dynamite” em 2020, está em hiato desde 2022. Os integrantes se reuniram pela primeira vez em julho deste ano, anunciando que lançarão um novo álbum na primavera de 2026. Mas detalhes chegaram em 16 de outubro, quando o membro RM disse aos fãs “aguardarem o final de março” e afirmou que o grupo precisa preparar o lançamento, fazer fotos e gravar o videoclipe.
Turnê bilionária à vista
Uma turnê deve ser o maior componente do retorno do grupo. O analista Kim Hyun-yong, da Hyundai Motor Securities, estimou que a turnê de comeback contará com aproximadamente 65 países e terá uma audiência média de 60 mil pessoas. Para efeito de comparação, a “Love Yourself World Tour” realizada entre 2018 e 2019, constituiu em 62 shows realizados em 14 países e teve apresentações em uma mistura de estádios e arenas.
Considerando 65 shows distribuídos uniformemente entre três regiões com uma média de 60 mil fãs cada, a turnê produziria 3,9 milhões de ingressos a um custo médio de US$ 150,29 (cerca de R$ 800), totalizando vendas brutas de US$ 664,1 milhões (cerca de R$ 3,6 bilhões).
Impacto no streaming
A receita de streaming da nova música do BTS também será lucrativa para a HYBE. Em 2022, quando “Proof” foi lançado, o BTS contabilizou 9,22 bilhões a mais de streams globais sob demanda do que gerará este ano, segundo a Luminate. Se os streams do BTS em 2026 alcançarem o nível estabelecido em 2022, esses 9,22 bilhões de streams incrementais gerarão US$ 33,2 milhões.
Somando os quatro segmentos, entre: concertos, vendas de álbuns, merchandising e streaming, o total chega a US$ 1,05 bilhão (cerca de R$ 5,6 bilhões).
Por fim, agora, os fãs estão em contagem regressiva para o tão esperado reencontro do BTS com os palcos.
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: CNN