O escritor húngaro László Krasznahorkai, laureado com Nobel de Literatura de 2025, terá mais obras publicadas no Brasil a partir de 2026.
Segundo um comunicado da Companhia das Letras, a obra “O Retorno do Barão Wenckheim” (2016) ganhará uma versão nacional no início de 2026, com tradução da professora Zsuzsanna Spiry. O romance traz a história do barão Béla Wenckheim, que já na velhice volta para sua cidade natal no interior da Hungria. A obra venceu o Prêmio Aegon de 2017.
Uma outra obra também será traduzida pelo editora com previsão de publicação a partir do próximo ano “Herscht 007769” (2021), romance de mais de 400 páginas escrito em um única frase. O livro fala de Florian Herscht que após acompanhar as aulas de física para adultos do Sr. Köhler, acredita que o desastre é iminente. Por isso, ele começa uma correspondência unilateral com a chanceler Angela Merkel, para alertá-la da destruição total.
Até o momento, László Krasznahorkai tem uma única obra traduzida para o Brasil, sendo esta “Sátántangó”, publicada em 2022 pela Companhia das Letras (disponível para compra no site da editora). A publicação, que é o primeiro romance publicado por László em 1985, fala de um grupo de moradores desamparados que vivem em uma fanzenda no interior da Hungria e se assustam a volta de Irimiás e seu companheiro Petrina, acreditando que eles são mensageiros de esperança ou do apocalipse.
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: CNN