Eric Dane, 52, está na linha de frente, lutando por outras pessoas, após ter sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) em abril.
O astro de “Euphoria” viajou a Washington, DC, esta semana, antes da paralisação do governo, com a organização sem fins lucrativos I AM ALS, para defender mais pesquisas e assistência para doenças neurodegenerativas.
A lei Accelerating Access to Critical Therapies for ALS Act (ACT for ALS) (Lei de Aceleração do Acesso a Terapias Críticas para ELA, em tradução livre) foi aprovada em 2021. Ela forneceu cinco anos de financiamento para pesquisas e também permitiu o acesso antecipado a tratamentos para ELA, também conhecida como doença de Lou Gehrig. A legislação expirará em 2026.
Dane se encontrou com o congressista da Câmara dos Representantes dos EUA, Eric Swalwell, da Califórnia, onde disse que as particularidades da ELA a tornam “a última coisa com que querem diagnosticar alguém”.
“Muitas vezes, leva todo esse tempo para essas pessoas serem diagnosticadas. Bem, isso as impede de fazer parte desses ensaios clínicos”, disse o ator, que também estrelou “Grey’s Anatomy”. “É por isso que a ACT for ALS é tão, tão excelente, e é porque ela amplia o acesso para todos.”
O acesso expandido a medicamentos — permitindo que pacientes tenham acesso a medicamentos antes que tenham sido totalmente avaliados pelos mais altos padrões regulatórios — se popularizou durante a epidemia de HIV, à medida que ativistas da saúde pressionavam o FDA e outros órgãos por um acesso simplificado e acelerado.
Dane também falou sobre sua esperança para o futuro. “Tenho duas filhas em casa. Quero vê-las, sabe, se formar na faculdade, se casar e talvez ter netos”, disse Dane. “Sabe, quero estar lá para tudo isso. Então, vou lutar até o último suspiro nesta questão.”
Ele é casado com a atriz Rebecca Gayheart desde 2004 e eles têm as filhas: Billie, nascida em 2010, e Georgia, nascida em 2011.
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: Reprodução/HBO Max