A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em parceria com o Instituto de Comunicação Não Violenta do Brasil (CNV Brasil), promoveu, entre os dias 15 e 19 de setembro, um curso voltado à formação de agentes de segurança no tema da comunicação não violenta (CNV). Ao todo, 36 profissionais participaram da capacitação, entre servidores da SSP-DF, policiais militares, policiais civis e bombeiros militares.
Com carga horária de 20h, a formação aprofundou conceitos e práticas da CNV como ferramenta de transformação social, promoção do diálogo e fortalecimento das relações humanas. Os participantes foram incentivados a aplicar a escuta ativa, reconhecer sentimentos e necessidades em situações de conflito e construir soluções colaborativas e pacíficas.
“Investir na formação humana dos nossos profissionais é tão essencial quanto oferecer capacitação técnica. A Comunicação Não Violenta contribui diretamente para que os agentes estejam mais preparados para lidar com os desafios diários, promovendo relações de respeito, diálogo e confiança com a sociedade”, destacou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Representando o Instituto CNV Brasil, Jade Arantes ressaltou a relevância da abertura dos servidores ao novo aprendizado. “Na SSP-DF vivemos algo muito especial: pessoas que lidam diariamente com situações desafiadoras se abrindo para aprender novas formas de se comunicar. Saímos com a confiança de que empatia, firmeza e cuidado podem caminhar juntos e que isso faz diferença real no trabalho e nas relações dentro do sistema de segurança pública.”
A CNV, desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg, é uma abordagem que busca promover diálogos mais empáticos e eficazes. Baseada nos pilares de observação, sentimentos, necessidades e pedidos, a técnica encoraja a escuta ativa, o respeito mútuo e a comunicação clara e compassiva, evitando julgamentos e atitudes defensivas.
Segundo Talita Gehre, assessora especial da Subsecretaria de Ensino e Gestão de Pessoas da SSP, o aprendizado trouxe novas perspectivas para a vida profissional e pessoal. “Com o curso, aprendi a importância de ouvir o outro com atenção genuína e sem julgamentos, o que ampliou minha capacidade de compreender as necessidades por trás de cada mensagem. Saio dessa experiência com ferramentas práticas para construir diálogos mais respeitosos, empáticos, colaborativos e assertivos.”
A capacitação gera impactos duradouros, como afirma a diretora do Centro de Atenção Biopsicossocial, Roberta Tomaz. “O curso de Comunicação Não Violenta proporcionou uma experiência enriquecedora, trazendo reflexões práticas e aplicáveis ao cotidiano profissional. A iniciativa contribui de forma significativa para fortalecer o diálogo, a empatia e a cooperação entre os servidores da SSP-DF e as forças de segurança, promovendo um ambiente de trabalho mais humano e eficaz.”
A iniciativa integra o Programa Segurança Integral — eixo Servidor Mais Seguro (QVT360º), que valoriza e fortalece os profissionais de segurança pública do DF e amplia competências, promovendo o bem-estar físico e emocional.
*Com informações da SSP-DF
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/SSP-DF