O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse neste sábado (23) que o Brasil “não pode ser quintal de ninguém” e precisa ser um parceiro comercial de “todo mundo” ao comentar sobre o tarifaço dos Estados Unidos.
Haddad participou de uma reunião do PT junto com lideranças da sigla e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
“Nós não podemos abrir mão da nossa soberania, não podemos abrir mão da independência dos poderes. O presidente Alckmin, quero registrar aqui publicamente, tem conduzido de maneira muito sóbria e muito altiva as tratativas com autoridades dos Estados Unidos. É assim que tem que ser. Sem bravata, mas, ao mesmo tempo, fazendo valer a dignidade da nossa gente”, destacou o ministro da Fazenda.
Também foi ressaltado pelo ministro da Fazenda que jamais se passou pela sua cabeça abrir mão das parcerias econômicas com os EUA. Mas que elas não podem ser feitas normalmente dentro das condições que estão sendo colocadas pelos norte-americanos.
Ainda indicou que o Brasil dialoga com o governo de Donald Trump, mantendo uma postura ativa, séria e soberana.
Geraldo Alckmin, por sua vez, criticou novamente a imposição de tarifas: “É, primeiro, injustificado porque se a gente for ver a relação comercial Brasil e Estados Unidos, dos dez produtos que eles mais exportam para o Brasil, oito não pagam imposto”. Além disso, apontou que existem diversos produtos que ficam de fora das medidas aplicadas pelo governo de Trump e, naturalmente, há itens que devem ser realocados para outros mercados no futuro.
“Nós não vamos desistir de baixar essa alíquota e tirar mais produtos”, disse o vice-presidente. Logo em seguida, ele apontou que a meta é expandir e conquistar novos mercados, ressaltando os acordos que o Mercosul vai estabelecer com a União Europeia. Além de expor as ações do governo para proteger a economia brasileira, o ministro também defendeu o Pix ao comentar sobre as investigações comerciais dos EUA.
O evento do Partido dos Trabalhadores reuniu também os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e José Guimarães (PT-CE), além do senador Humberto Costa (PT-PE).
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: Brasília (DF), 11/06/2025 – Lula Marques/Agência Brasil