Outros posts

Rio é a 2ª melhor cidade do mundo para ‘workcations’

O Rio de Janeiro foi eleito a 2ª melhor cidade do mundo para “workcations” (fusão...

Rio de Janeiro foi eleito a 2ª melhor cidade do mundo para “workcations” (fusão das palavras “trabalho” e “férias”, em inglês) em 2025, ficando atrás apenas de Tóquio (Japão) no ranking anual “Work From Anywhere Barometer”, elaborado pelo International Worplace Group (IMG), maior rede de coworkings do planeta.

Em sua 3ª edição, o levantamento avaliou 40 cidades globais com base em 12 critérios que impactam diretamente a qualidade de vida e a produtividade de quem adota o modelo de trabalho remoto ou híbrido.

Entre os quesitos analisados estão clima, conectividade digital, custo de vida, mobilidade urbana, segurança, opções de lazer, infraestrutura de coworkings, acesso à natureza, cultura local e disponibilidade de vistos para nômades digitais.

O Rio de Janeiro atingiu 90 pontos em 100 possíveis. A capital fluminense manteve-se no topo do ranking graças à expansão da rede 5G, ao aumento da oferta de coworkings e ao custo de vida acessível.

A cidade também recebeu excelentes notas em acomodação (10), alimentação (9), serviços para nômades digitais (9) e proximidade da natureza (9). “Ver o Rio de Janeiro consolidado entre os principais destinos globais é motivo de orgulho para o Brasil. Os investimentos locais em conectividade e coworkings ajudam a posicionar o Rio como referência internacional em férias de trabalho”, diz Tiago Alves, CEO Brasil do IWG.

Novos destinos promissores para ‘workcations’ em 2025

O barômetro de 2025 incluiu 10 novas cidades no ranking: Tóquio, Seul, Roma, Cairo, Cidade do México, Cidade do Cabo, Praga, Melbourne, Orlando e Reykjavik.

Todas se destacaram nos novos critérios relacionados ao acesso a vistos para nômades digitais e proximidade com natureza —quesitos valorizados por 75% dos trabalhadores híbridos, que buscam conexão com o meio ambiente como diferencial na escolha de destinos.

“Estamos vendo mais profissionais do que nunca estendendo suas viagens para trabalhar remotamente ou passando longos períodos no exterior como nômades digitais. Graças ao trabalho híbrido e à tecnologia em nuvem, os colaboradores agora têm a liberdade de trabalhar onde e quando forem mais produtivos — seja em um coworking no bairro ou do outro lado do mundo”, afirma Mark Dixon, fundador e CEO global do IWG.

As 10 melhores cidades para ‘workcations’ em 2025

  1. Tóquio (Japão)
  2. Rio de Janeiro (Brasil)
  3. Budapeste (Hungria)
  4. Seul (Coreia do Sul)
  5. Barcelona (Espanha)
  6. Pequim (China)
  7. Lisboa (Portugal)
  8. Roma (Itália)
  9. Paris (França)
  10. Valeta (Malta)

Por Revista Plano B

Fonte Catraca Livre

Foto: Yuri de Mesquita Bar/iStock

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp