Outros posts

Patrimônio Cultural terá semana comemorativa, a partir de segunda (11)

A Subsecretaria do Patrimônio Cultural (Supac), vinculada à Secretaria de Cultura e Economia...

A Subsecretaria do Patrimônio Cultural (Supac), vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), promove uma série de atividades para marcar a Semana do Patrimônio Cultural. A programação, organizada em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico – celebrado em 17 de agosto -, contempla ações nos dias 11, 12 e 14 deste mês.

As comemorações terão início na segunda-feira (11), às 20h30, com a exibição do segundo episódio do programa Atípica Arte, pela Rádio Cultura FM (100,9). Com o tema patrimônio, a artista Andréia Nayrim conduz uma entrevista com Beatriz Marília e Iolly Aires, mulheres notáveis de Planaltina que compartilham histórias inspiradoras e reflexões sobre o patrimônio cultural. O episódio terá reprises na quarta-feira (13), às 15h, e na quinta-feira (14), às 10h.

Na terça-feira (12), será lançado o primeiro edital da Revista Vestigia, iniciativa da Supac voltada à difusão de pesquisas sobre o patrimônio material e imaterial do Distrito Federal. A publicação servirá como um repositório de saberes e práticas relacionadas às manifestações culturais de natureza material e imaterial. O lançamento será às 18h30, no Auditório 2 do Museu Nacional da República.

Encerrando a programação, a quinta-feira (14) será marcada pela II Caminhada do Patrimônio, na quadra-modelo 308 Sul, a partir das 10h. O percurso contará com falas de representantes da comunidade sobre a história da quadra, com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Durante a atividade, serão exibidas histórias e fotografias que têm como cenário a Igrejinha da 308 Sul, reconhecida como patrimônio histórico e artístico.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, celebrar a Semana do Patrimônio Cultural é reafirmar o compromisso do Distrito Federal com a preservação da nossa história e identidade. “São ações como essas que aproximam a população do nosso legado cultural e garantem que as próximas gerações reconheçam o valor do que fomos, do que somos e do que queremos preservar”, reforçou o dirigente da pasta.

Na mesma linha, o subsecretário do Patrimônio Cultural, Felipe Ramón, destacou: “Nossa missão é fazer com que o patrimônio cultural do DF seja vivido, compartilhado e respeitado. A programação desta semana foi pensada para valorizar as vozes da comunidade, estimular a pesquisa e promover experiências que conectem as pessoas ao território e à memória coletiva. Patrimônio é presença, é vivência”.

 *Com informações da Secec-DF

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/Secec-DF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp