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Dia dos Pais: Procon-DF orienta sobre como fazer compras seguras e evitar golpes

Nada melhor do que presentear alguém com carinho e, claro, sem dor de...

Nada melhor do que presentear alguém com carinho e, claro, sem dor de cabeça. Pensando nisso, a Agência Brasília listou as principais dicas do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) para que o Dia dos Pais,  comemorado no próximo domingo (10), seja uma festa livre de golpes e imprevistos.

É importante que o consumidor verifique a reputação das lojas na internet e a política de troca dos produtos, especialmente no caso de lojas físicas. Antes da efetivação da compra, devem ser observadas condições como o prazo, se é necessário apresentar nota fiscal, manter etiqueta afixada e se há emissão de cupom de troca.

“Nos estabelecimentos físicos, a troca de um produto sem defeito por motivo de gosto, tamanho ou cor não é obrigatória por lei. Muitas lojas fazem esse tipo de troca para fidelizar o cliente, mas isso é uma escolha comercial”, explica o diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento.

Para aquisições online, a atenção deve ser voltada à política de cancelamento. O consumidor tem sete dias a partir do recebimento do produto para desistir da compra, independentemente do motivo, e devolver para o fornecedor. A loja deve disponibilizar um código de postagem para devolução e restituir o valor pago, incluindo o frete. Se o presente for entregue diretamente ao presenteado, ele também pode exercer esse direito, desde que esteja dentro do prazo.

Golpes

Com a procura elevada por presentes, o risco de golpes e promoções inverídicas aumenta.  “Um dos primeiros sinais de golpe é a oferta de preços muito abaixo da média. O consumidor precisa desconfiar e pesquisar a reputação da loja antes de realizar o pagamento”, alerta Nascimento. Por isso, é válido checar os preços em diferentes lojas e portais, ler os comentários de outros compradores e analisar se o prazo de entrega corresponde à necessidade, de modo que o item chegue até a data comemorativa.

O Procon-DF orienta que o consumidor verifique se está navegando no site oficial da loja e se a página possui requisitos básicos de segurança. Um desses indicadores é o cadeado no canto superior da tela, que mostra que a conexão é segura. Também é possível verificar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal e checar relatos de outros consumidores no site Reclame Aqui.

Outro cuidado importante é não clicar em links enviados por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens. Mesmo que o link pareça legítimo, a recomendação é sempre visitar o site oficial da loja para confirmar se há envio de promoções por esses canais. Se o golpe ocorrer, o cidadão deve registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e formalizar uma reclamação no Procon-DF.

Em grandes liquidações e descontos como “leve 2, pague 1”, o consumidor precisa analisar se a promoção realmente compensa. “Muitas vezes, a pressa e o bombardeio de anúncios fazem o consumidor relaxar nos cuidados e até gastar mais do que o planejado, por isso é importante ter calma na hora de fazer as compras”, conclui o diretor do Procon-DF.

Experiência negativa

O consumidor que passar por uma experiência negativa deve procurar o Procon-DF pelo telefone 151 ou pelo e-mail 151@procon.df.gov.br. Para fazer a denúncia, basta informar o nome do estabelecimento e descrever a irregularidade. Se, com compra efetuada, o produto não tiver sido entregue, o cliente deve juntar o máximo de documentos possíveis que comprovem a transação comercial, de nota fiscal à troca de e-mails, para enviar ao órgão.

O lojista responsável é notificado pelo órgão de defesa e, se comprovadas as supostas irregularidades, ocorrem aplicação de notificação administrativa e sanções. Para mais informações, acesse o site do Procon-DF.

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

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