O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo que depende mais do Congresso Nacional para governar do que o parlamento depende dele.
A declaração foi feita durante a cerimônia de posse do novo presidente do PT, Edinho Silva, e do diretório nacional do partido, em Brasília.
“Eu preciso mais do Congresso do que ele de mim”, declarou.
Lula afirmou que as eleições refletem o pensamento dos eleitores e que o fato de o PT ter elegido apenas 70 deputados entre as 513 cadeiras não é um problema exclusivo do partido, mas sim de toda a esquerda.
“Se fôssemos tão bons quanto pensamos, teríamos elegido 140 ou 150 deputados. Mas não é defeito do PT, é de toda a esquerda”, disse.
O presidente também comentou que, ao enviar projetos ao Congresso, sabe que, se depender apenas dos votos dos deputados do PT, nenhuma proposta seria aprovada.
“A arte da política é convencer quem não pensa igual a gente a votar no que mandamos. Muitas vezes vocês acham que é derrota, mas nós aprovamos uma política tributária que estava esperando 40 anos”, disse.
Lula ressaltou ainda que não importa se os presidentes da Câmara e do Senado gostam dele pessoalmente, mas sim a capacidade de dialogar com eles.
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: Reprodução CNN Brasil