Iniciando as atividades desenvolvidas no contexto do Agosto Lilás, mês alusivo à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, oficiais do Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid) do 27º Batalhão de Polícia Militar ministraram palestra sobre a temática a membros da comunidade da Paróquia São Miguel, no Recanto das Emas.
A iniciativa foi do pároco local, o padre Thaisson, que convidou os policiais para ajudar a sensibilizar a comunidade sobre a importância da temática e do engajamento de todos para a construção de soluções e promoção da proteção integral à mulher. A palestra teve como ministrantes o primeiro-tenente Marco Teixeira, coordenador setorial do Provid no Recanto das Emas e em Água Quente, e a terceiro-sargento Amanda Louzada, integrante do mesmo setor.
Os policiais apresentaram um breve histórico da prevenção à violência doméstica no Brasil, expondo orientações sobre a definição legal de violência doméstica à luz da Lei nº. 11.340/06 (Lei Maria da Penha), as espécies de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral) e as formas de identificá-las em situações concretas.
Também foram apresentadas orientações sobre as medidas protetivas de urgência e a importância do registro policial por parte das vítimas como forma especialmente efetiva de prevenção ao feminicídio.
Ao final, os policiais apresentaram as ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra a mulher atualmente desenvolvidas no âmbito da PMDF, em especial, o trabalho do Provid. Foram abordados os três) eixos norteadores da atuação do programa: a prevenção primária, por meio de palestras e reuniões; a prevenção secundária, com acompanhamento e visitas a núcleos familiares atingidos de forma mais grave pela violência doméstica; e a articulação em rede, em que diversos órgãos interagem de forma integrada e coordenada.
*Com informações da Polícia Militar do Distrito Federal
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/PMDF