Outros posts

Pacientes do HCB participam de evento cívico-militar na Base Aérea de Brasília

Crianças atendidas pelo Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participaram, na...

Crianças atendidas pelo Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participaram, na quarta-feira (16), de um evento especial: a convite da Força Aérea Brasileira (FAB), elas compareceram a uma formatura cívico-militar na Base Aérea de Brasília. O evento celebrou os 80 anos do regresso dos militares brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, além de comemorar o aniversário de Santos Dumont.

Nove pacientes participaram de um desfile que evocava o retorno dos combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram e venceram a batalha de Monte Castelo contra os alemães.  Acompanhados de seus pais e cuidados pela equipe assistencial do HCB, eles seguiram os oficiais da FAB pela passarela, enquanto eram aplaudidos pelo público. “Retratamos aquilo que aconteceu 80 anos atrás, quando as tropas brasileiras chegaram ao Brasil. Lá no Rio de Janeiro, foi feito um grande desfile cívico-militar; militares que voltaram da guerra, crianças das escolas privadas e públicas, hospitais, se juntaram em um momento cívico”, explicou o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica.

O momento mais aguardado pelas crianças veio após o desfile, quando puderam conhecer as aeronaves da FAB. Geovanny Gonçalves, 6 anos, é fã de aviões e já sabia qual queria ver de pertinho. “Eu quero ver o F39. Ele acabou de chegar, passou 20 dias vindo pelo Oceano Atlântico. Eu fiz uma pesquisa quando soube do passeio”, contou.

As crianças também tiveram a oportunidade de entrar na aeronave KC-390 Millennium. “Eu achava que era de outro jeito, igual o avião que a gente viaja”, disse Mel Aragão, 7 anos. O grupo de pacientes se surpreendeu com o tamanho da aeronave, que é usada para tarefas como transporte, lançamento de cargas e combate a incêndios.

Os pacientes do HCB também puderam conversar com os pilotos das aeronaves, conhecer os carros usados no desfile e acompanhar uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que impressionou crianças e acompanhantes. “É a primeira vez de nós dois. Está muito legal, muito diferente do dia a dia, e ele está gostando muito”, contou Marcus Vinicius Vilar, pai de João Pedro Vilar.

*Com informações do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Maria Clara Oliveira/HCB

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp