Outros posts

Segurança amplia atuação na zona rural com criação de novos Consegs

Com foco no fortalecimento da segurança pública nas áreas rurais do Distrito Federal,...

Com foco no fortalecimento da segurança pública nas áreas rurais do Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) criou, nos últimos meses, três novos Conselhos Comunitários de Segurança Rural (Consegs Rurais): no Lago Oeste, em Planaltina e no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF). A medida integra o novo eixo Campo Mais Seguro – Segurança Integral, lançado em agosto do ano passado.

O Conseg de Planaltina foi oficialmente criado em 6 de junho, e o do PAD-DF teve sua implantação em 3 de julho. Nesta sexta-feira (11), foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a criação do Conseg do Lago Oeste. Os novos Consegs atendem a uma demanda das comunidades rurais por maior presença das forças policiais e soluções mais adequadas à realidade no campo.

“A criação dos Consegs Rurais é fundamental para a segurança, pois promove a cooperação entre a comunidade, as forças de segurança e outras instituições locais. São essenciais para garantir mais proteção aos moradores, às propriedades e às atividades produtivas da zona rural”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

O titular da pasta ressalta que a realidade das regiões rurais exige abordagens específicas: “Cada área do DF tem suas particularidades, e a zona rural, pelas suas características, principalmente no que diz respeito à extensão territorial, precisa de ações direcionadas. A atuação dos Consegs nessas áreas contribui diretamente para a prevenção de crimes e para o fortalecimento da vigilância comunitária”.

Participação e diálogo

Os Conselhos Comunitários de Segurança funcionam como espaços de diálogo, escuta ativa e cooperação voluntária entre governo e comunidade. Nas áreas rurais, esses conselhos ganham papel ainda mais estratégico, contribuindo para a formulação de políticas públicas alinhadas às demandas locais, como patrulhamento rural, programas de videomonitoramento e ações integradas de fiscalização.

“Os Consegs são fundamentais para a segurança pública porque permitem que a população contribua ativamente na construção de soluções. Na área rural, eles se tornam ainda mais relevantes ao possibilitar um canal direto com o poder público, para temas como segurança patrimonial e prevenção de crimes”, destaca o subsecretário dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, Paulo André Vieira Monteiro.

Guardião Rural

Durante as reuniões para implantação dos Consegs, uma das principais demandas das comunidades foi a ampliação do programa Guardião Rural, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Criado há seis anos, o programa é referência nacional e já inspirou iniciativas semelhantes em estados como Goiás, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

O Programa Guardião Rural, uma filosofia de política comunitária, é dividido em três companhias – Leste, Oeste e Sul – e oferece atendimento em todas as áreas rurais do DF, com comunicação direta via WhatsApp e visitas regulares às propriedades. Um dos diferenciais do programa é o georreferenciamento das chácaras, que permite maior precisão e agilidade no atendimento das ocorrências.

“A filosofia do Guardião Rural é conhecer o morador, entender suas necessidades e estar próximo. Isso permite uma resposta mais rápida, eficiente e humanizada da corporação”, explica o comandante do Batalhão de Policiamento Rural, tenente-coronel Marcelo Cavalcante Nunes.

Segurança Integral para o campo

A criação dos novos Consegs Rurais está alinhada à reformulação do programa Segurança Integral, que passou a contar com o Campo Mais Seguro, instituído pelo Decreto nº 46.082, publicado em agosto do ano passado. O novo eixo foi concebido para dar visibilidade às especificidades da população rural e integrar políticas públicas direcionadas ao campo, valorizando o diálogo com os moradores e a presença efetiva do Estado.

“A atenção à população que vive em áreas rurais do DF é estratégica para a segurança pública, especialmente nas regiões de divisa. Por determinação do governador Ibaneis Rocha, estamos expandindo nossos programas para essas localidades, ajustando-os às necessidades de quem vive e trabalha no campo”, reforça o secretário Sandro Avelar.

Os presidentes e conselheiros dos Consegs Rurais de Ceilândia, Estrutural e JK (região entre Samambaia e Taguatinga), criados em outubro de 2024, também seguem em atividade, com mandatos até 2027. A posse dos membros ocorreu em junho deste ano. Os representantes do Conseg Rural de Planaltina serão empossados na próxima terça-feira (15).

Contatos

→ Batalhão de Policiamento Rural da PMDF

• Atendimento de urgência e emergência em todo o DF
• Telefone: (61) 99985-6080

→ Companhia de Policiamento Rural Leste

• Atendimento: Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Sobradinho II – incluindo Lago Oeste e PAD-DF, Itapoã e Fercal
• Telefones: (61) 99503-4781 (WhatsApp) e 3190-7100

→ Companhia de Policiamento Rural Oeste

• Atendimento: áreas rurais de Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol
• Telefones: (61) 99173-6965 (WhatsApp) e 99131-7294

→ Companhia de Policiamento Rural Sul

• Atendimento: áreas rurais de Gama, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Park Way e Jardim Botânico
• Telefone: (61) 99985-6080 (WhatsApp)

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF)

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/SSP-DF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp